A Prefeitura promoveu na sexta-feira, 5, através da TurisAngra, da ONG Arte dos Reis e da Eletronuclear, na Praça Duque de Caxias, a certificação das artesãs que participaram dos cursos que transformam o osso da cabeça do peixe Cavala na imagem de Nossa Senhora da Conceição. Também foi apresentada uma peça teatral que conta a lenda da Santa, que é a padroeira de Angra dos Reis e aberta uma exposição dos trabalhos no Box de artesanato no Mercado Redondo. A exposição fica aberta até dia 10.
O secretário de Esporte e Lazer, Hudson Viana, que representou o prefeito Fernando Jordão, a diretora – executiva da TurisAngra, Titi Brasil, que representou o presidente, Manoel Francisco, a presidente da Arte dos Reis, Vera Lúcia Santos Nascimento, a coordenadora do projeto, Maria Stela Jordão Elias, a artista plástica Lyla Melo, que conduziu as oficinas de capacitação, as artesãs e a população em geral estiveram no evento.
O projeto iniciou-se em 2007 com o objetivo de resgatar a lenda de Nossa Senhora da Conceição.
-Recebemos a determinação do prefeito Fernando Jordão de resgatar o artesanato angrense e também a lenda que envolve a nossa padroeira. A Stela (coordenadora do projeto) levantou essa bandeira. Já recebemos encomendas de 18 peças, - falou Titi Brasil.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição é confeccionada com o osso da Cavala pelas artesãs, nas oficinas realizadas nos bairros do Bracuí, Vila Histórica de Mambucaba, Centro e Lambicada.
-Este é um momento muito importante para nós. Foram dois anos de trabalho para chegarmos até aqui. O projeto deve continuar. Hoje temos 50 peças na exposição, mas queremos 100, 150, - falou Maria Stela.
Nos últimos dois anos foram capacitadas 49 pessoas nas oficinas. Além de aprenderem o ofício, as artesãs também aprenderam mais sobre a lenda e sobre a gastronomia típica angrense, como o peixe com banana. Para o ano que vem, está se pleiteando junto ao Ministério de Cultura, um ponto de cultura voltado para a gastronomia local. Ele seria também um colaborador com o material usado no artesanato: a cabeça da Cavala.
- Este projeto foi elaborado com todo o carinho e atenção. Esperamos poder ampliar as oficinas, levá-las ao PAC, capacitando as pessoas da terceira idade, público atendido pelo projeto, - sugeriu o secretário Hudson Viana.
A presidente da ONG Arte dos Reis, Vera Lúcia agradeceu a todos os colaboradores, como a Prefeitura, através da TurisAngra que deu continuidade as oficinas de capacitação durante este ano, o patrocínio da Eletronuclear, a Propescar e ao Restaurante Fogão de Minas que armazenaram o material usado pelas artesãs.