A cerimônia de formatura das turmas do Teclar da Nova Angra, nessa quinta-feira, 25, na E.M. Cleusa Jordão foi só alegria. Cerca de 250 pessoas compareceram ao pátio da escola, onde estava sendo realizada a festa, para prestigiar os 138 alunos, que se formaram nos módulos 1 e 2.
Representando a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Vera Cunha, agradeceu toda a equipe do projeto Teclar, empenhada em oferecer o melhor para a população.
– Em nome do prefeito Tuca Jordão, venho parabenizar os alunos e dizer da nossa honra em dar continuidade a esse projeto, iniciado no governo Fernando Jordão. Estamos realizando algumas inovações desde que o projeto Teclar foi integrado à Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer. Uma delas é o aumento da carga horária em mais 30 minutos, e as aulas, que já são em dois dias por semana. Também fizemos uma análise e a reelaboração do material didático e o serviço de ouvidoria, aberto à comunidade, com fichas de avaliação para alunos e professores, que apontou as mudanças das estratégias para a estrutura de funcionamento dos centros – discursou Vera Cunha, frisando que a inclusão digital abre portas para o mercado de trabalho.
Estavam presentes, também, a gerente de Ciência e Tecnologia, Flávia Sousa, o coordenador do Teclar, Erick Marcos, e o subcoordenador, Marcos Souza, que falaram a respeito da importância do Teclar para a inclusão social dos que não têm acesso a tecnologias.
Uma bela homenagem musical foi prestada na formatura com a canção “Eu vou seguir”, da cantora Marina Elali, aos formandos, que compareceram à cerimônia com os familiares.
Os professores do centro da Nova Angra, Lailson e Victor Hugo, também homenagearam alguns alunos que se destacaram durante as aulas. Dentre eles, a aluna Stéfani Conde, de 17 anos, formanda do módulo 1, que já realizou a matrícula do módulo 2.
– Eu acho que todos deveriam se inscrever no Teclar. Principalmente aqueles que não têm nenhuma noção de informática, porque a gente sai, realmente, com ótimas noções e com certificado de um curso. Isso é muito importante – relatou Stéfani, que está cursando o último ano do ensino médio e é moradora do bairro da Nova Angra.
Haverá também as cerimônias de formatura para entrega dos certificados dos cursos dos demais polos do Teclar. No dia 29 será a vez das turmas de Jacuecanga. E a formatura será no polo do Cederj, às 18h. Os alunos do Centro estarão no Cea, dia 30, também às 18h.
As aulas dos que estão se inscrevendo nas suas devidas associações de moradores, serão iniciadas no dia 29 de junho, e no Monte Castelo estarão abertas as primeiras turmas com 144 vagas para o módulo 1. Nos demais centros, será a mesma quantidade de vagas para os módulos 1 e 2. Como em Jacuecanga, onde serão disponibilizadas 72 vagas para cada. Na Nova Angra, serão 180, no Parque Mambucaba 48, e no Centro serão 180 vagas para cada módulo.
Inovações em 2009
Em cada centro foram criadas turmas especiais para a terceira idade. A procura foi muito grande e o objetivo é a inclusão social.
Também foi iniciada a recuperação digital, que são reforços aos alunos com dificuldade de aprendizado nos centros de inclusão. Às sextas-feiras os agentes estão disponíveis para sanar dúvidas e atender individualmente os alunos.
As apostilas utilizadas como material didático foram remodeladas para se adequar à nova carga horária dos cursos. E para atender as reivindicações das associações de moradores, que pediam vagas garantidas aos que concluem o primeiro módulo, as vagas agora são destinadas aos que finalizaram o primeiro momento dos cursos.