Fotografia e religião nas novas mostras culturais em Angra

Exposições gratuitas à população e turistas, no Centro Cultural Theóphilo Massad e na Casa Larangeiras

Terça-Feira, 05/03/2024 | .

Duas novas mostras prometem movimentar o cenário cultural de Angra dos Reis a partir do mês de março. No Centro Cultural Theóphilo Massad (CCTM), estreou na sexta-feira, 1, a “Click – exposição fotográfica”, coletânea de fotografias dos trabalhos de dança realizados no CCTM com alunos/bailarinos da cidade.

As imagens foram capturadas e também disponibilizadas por fotógrafos profissionais contratados, plateias e alunos durante os 22 anos de atuação da bailarina e professora Sheyla Klautau, que dirige o Centro de Treinamento Sheyla Klautau, responsável pela exposição em parceria com a Secretaria de Cultura e Patrimônio.

A exposição pode ser visitada de segunda a terça-feira (9h às 17h), quarta a sexta-feira (9h às 21h) e aos sábados e domingos (15h às 21h), gratuitamente. A mostra também conta com alguns dos figurinos usados nas apresentações e com um espaço para que o espectador possa fazer uma foto especial.

REVIVENDO FESTAS E CELEBRANDO A FÉ

Marcada para estrear na sexta-feira, 8 de março, na Casa Larangeiras, a exposição “Revivendo a Semana Santa e a Festa de São Benedito de Angra dos Reis” vai apresentar, a partir de diversos banners, a história da Semana Santa e da Festa de São Benedito no município, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h.

Além dos banners, entre os acervos em exposição haverá armadura do centurião em metal (século XIX), capacete do centurião e corneta (início do século XX), objetos que eram utilizados na chamada “Procissão do Enterro”. De acordo com o curador da exposição, o coordenador de eventos culturais da Secretaria de Cultura e Patrimônio, Alonso Oliveira, também constarão na mostra manuscritos de entrada de irmãos na Irmandade de São Benedito, do século XIX.

A Festa de São Benedito constitui patrimônio histórico, cultural e religioso. As cerimônias acontecem em Angra dos Reis desde séculos passados, e o objetivo da exposição é fazer o público refletir sobre o estilo de vida próprio dos antepassados, que encontravam nessas cerimônias da Semana Santa e da Festa de São Benedito um momento de fé e devoção.

– Angra dos Reis tem uma diversidade cultural que pode ser exemplificada com exposições como essas, que certamente oferecerão um pouco da arte e da religiosidade do angrense aos moradores e turistas – resume o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.