Fusar participa de seminário sobre dengue

Representantes estiveram na Fiocruz

Terça-Feira, 24/11/2009 | .


Equipe da Fusar (Fundação de Saúde de Angra dos Reis) participou do “I Seminário Dengue: desafios para políticas integradas de ambiente, atenção e promoção da saúde”, realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Um dos representantes de Angra foi Leonardo Almeida, coordenador de Fatores Biológicos da Fusar. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, abriu o evento afirmando que “reagir aos momentos de crise, como foi o caso da dengue no estado do Rio de Janeiro, faz parte do movimento real da instituição”. Ele enfatizou que o compromisso da Fiocruz é aumentar a capacidade de atuar preventivamente.

O primeiro painel, dos três dias de realização do Seminário (terminará nesta quarta-feira, dia 25) foi sobre o Programa Nacional de Controle da Dengue. A preocupação dos técnicos é com o planejamento e ações integradas, nas três esferas do poder público, e com os contextos locais, considerando aspectos específicos de cada cidade no combate à dengue.

O vice-diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Marcelo Rasga, disse que “dengue não é apenas uma doença, mas de fato um problema social”. Para ele, ao melhorar as condições de vida da população é possível resolver os problemas de saúde pública.

Neste sentido, a presença de uma equipe da Fusar foi importante para que Angra dos Reis procure sempre aperfeiçoar os profissionais e atender melhor à população. De acordo com dados da Fusar, “a maior epidemia de dengue desde sua reintrodução em 1986” foi no ano de 2008, quando “foram notificados 10.656 casos” na cidade.

Secretarias relacionadas: