Fusar recebe novos servidores

Os 122 concursados tiveram recepção e cursos de capacitação para o ESF

Quarta-Feira, 25/03/2009 | .

Os novos concursados da Fusar, que irão trabalhar na Estratégia de Saúde da Família, receberam as boas-vindas nessa terça e quarta-feira, 24 e 25, no CEA. Nas ocasiões, duas reuniões para apresentação da Fusar e do ESF promoveram a integração da nova equipe, formada por 122 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, dentistas.  

O presidente da Fusar Adilson Bernardo esteve presente na quarta-feira, 24, e afirmou que até o início de abril, os outros 128 concursados deverão se apresentar, cumprindo as normas de posse do funcionalismo público.

– É muito importante conversarmos com vocês sobre o ESF, antigo PSF, que era um programa que visava atender as famílias de maneira mais humana.  Como o termo programa aponta para uma atividade com início, desenvolvimento e finalização, o PSF acabou se tornando uma estratégia de reorganização da atenção primária, e não se prevê um tempo para finalizar esta reorganização – discursou Adilson, que contou que o objetivo é retomar as relações entre médicos, enfermeiros e pacientes, como no passado, e humanizá-las.

Segundo Adilson, o município de Angra é considerado “polo de saúde” e recebeu um maior investimento, se desenvolvendo nos últimos oito anos. Ele contou que cerca de 63% da população é atendida pelos ESFs, mas que o objetivo da Fusar, para os próximos quatro anos, é atingir 100% dos angrenses. Adilson falou sobre o Consórcio Intermunicipal de Saúde, que beneficiará a saúde pública do município, com a possível vinda de mais recursos para melhorar a qualidade dos atendimentos aos municípios vizinhos, que já utilizam os serviços aqui prestados.

– Estamos viabilizando a regionalização do Hospital da Japuíba, e essa tem sido nossa luta constante para trazer benefícios para nossa população, que precisa ser respeitada e ouvida – falou ele.

As cinco superintendências da Fusar estavam representadas pelos seus superintendentes, que compuseram a mesa junto ao presidente. A enfermeira Nilza Chaves, da Atenção Básica, responsável pelos 36 módulos de ESFs do município, apresentou toda a diretoria da superintendência, que vai lidar diretamente com os novos concursados.

Secretarias relacionadas: