Gol Social revela novos atletas

Jogadores revelados no projeto são aprovados em clubes de Volta Redonda e Barra Mansa

Terça-Feira, 23/02/2010 | .

O Projeto Gol Social, da Prefeitura de Angra dos Reis, coordenado pela Secretaria de Ação Social, continua revelando jogadores e promessas de novos craques. Cinco jogadores revelados no projeto estão se transferindo para o Fênix Futebol Clube, de Barra Mansa, que disputa a segunda divisão do Campeonato Estadual, após passarem no teste do clube, realizado ontem, dia 22. No início deste ano, outros quatro jogadores foram aprovados no Volta Redonda, e já estão residindo naquela cidade. 

 Nesta terça-feira, dia 23, representantes do projeto se reuniram com os jogadores e seus familiares, na Secretaria de Ação Social, para dar orientações e acertar os detalhes da mudança. A reunião contou com a presença da Secretária de Ação Social, Jane Veiga, da subsecretária de Ação Social, Neuza Nardelli, da coordenadora do Gol Social, Eliane Carvalho, e do advogado André Fontenelle, que além de dar algumas noções sobre as relações jurídicas que envolvem o mundo do futebol, aconselhou os pais e os jogadores.

 – Vejo uma problemática muito grande com relação aos pais, que costumam achar que o filho é craque e é o melhor jogador do mundo, e terminam por incutir isso na cabeça do garoto, o que é prejudicial – disse Fontenelle, que também ressaltou a importância do estudo: – Tem que colocar o atleta para estudar também, porque se as coisas não derem certo por um lado [no futebol] vai dar certo por outro, e eles vão ter uma profissão.      

 Os atletas ficarão em Barra Mansa em uma casa alugada e supervisionada pelos pais, que irá funcionar como uma república. A Secretaria de Ação Social ficará com o custeio das passagens de ida e volta para Angra dos Reis. Os estudos dos jogadores serão mantidos.

 – Estamos tentando matriculá-los no Ciep de Barra Mansa, pois é perto da casa onde eles vão ficar e perto do clube – afirmou Eliane Carvalho.

 Os jogadores são: Pedro Vitor Martins, 16 anos, meia-atacante; Igor Almeida da Silva, 16 anos, zagueiro; Maicon João da Silva, 17 anos, atacante; Jonathan Carvalho da Silva, 16 anos, atacante; e Emanuel Martins, 16 anos, lateral-direito. Neste sábado, dia 27, eles já disputam a primeira partida pelo Fênix, contra o Voltaço. Os atletas irão compor as categorias de base do clube.

 O Projeto Gol Social, iniciado em 2005, associa atividade física e formação cidadã em seus seis pólos que vão muito além de simples escolinhas de futebol. Eles estão localizados no Bracuí, Parque Mambucaba, Frade, Gamboa do Belém, Campo Belo e Caputera. Para se inscrever é preciso procurar um dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ter dos seis aos 16 anos, estar estudando, apresentar comprovante de residência e passar por uma avaliação dos profissionais do Cras.

Secretarias relacionadas: