Humanizar participa de seminário no Rio

A primeira-dama, Alessandra Jordão, participa do 5º Seminário de Gerenciamento de Projetos do PMI

Segunda-Feira, 23/11/2009 | .


Na quinta-feira, 19, a primeira-dama do município de Angra dos Reis, Alessandra Jordão, esteve no Rio de Janeiro acompanhada da comitiva do Comitê de Políticas Públicas Humanizar, para participar do 5º Seminário Nacional de Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor, realizado pelo Project Management Institute (PMI), que é a principal associação mundial de gerenciamento de projetos.

Dentro do tema escolhido para o seminário, “Projetos Sociais: Uma ação de Responsabilidade Social”, foram ministradas seis palestras de diferentes setores, mas todas voltadas para a questão social e a importância da parceria do setor público e privado para fomentar a questão social, representada por ONGs, em sua maioria.

O Projeto Humanizar foi convidado pela liderança do Grupo PMI-Rio no Terceiro Setor, representada por Carmem Egert, para falar sobre “Os diálogos sociais como porta de entrada para a construção do Escritório de Projetos da Secretaria de Governo na PMAR”.

– Ao iniciarmos o governo observamos uma confusão de informações. Visitamos todas as unidades escolares e de saúde e entendemos que ouvir o povo nos deixaria mais longe do erro, como diz o prefeito Tuca. Por isso, entendemos a necessidade de criar e desenvolver ações planejadas e integradas no poder Público Municipal, quanto à implementação de projetos de ações sustentáveis para a gestão pública – explicou a primeira-dama Alessandra Jordão, ao abrir a palestra com uma dinâmica que enfatizou a importância do diálogo na gestão pública. As assessoras Fabiana Rabelo e Anali Jordão deram continuidade à apresentação e explicaram o processo de implementação da humanização da gestão do governo Tuca Jordão.

O Humanizar tem como missão desenvolver no município de Angra dos Reis, nos próximos três anos, políticas públicas, programas, projetos e ações sustentáveis que tenham como propósito a prática da humanização do serviço público, através dos diálogos sociais, buscando ainda um modelo de qualidade de gestão pública focado no cidadão.

Para que haja um profissionalismo maior na criação de projetos para a Prefeitura, está sendo criado, dentro do Humanizar, o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), que tem como gestora a primeira-dama e como assessora Fabiana Rabelo, especializada em GP. 

Dentre as ações do Humanizar, destacam-se “O Prefeito com Você”, que consiste em uma reunião do prefeito Tuca Jordão nas comunidades, reunindo todos os secretários do governo em um diálogo aberto, sem filtro, aproximando o povo do poder público. Para os servidores, está sendo montado o projeto “O Prefeito com a Gente”. O comitê de políticas públicas também é responsável pela Agenda Pública e Associação de Moradores, e realizará outros projetos, como a Pesquisa de Satisfação e o Portal, que será a página da internet voltada para o atendimento da população.

O seminário aconteceu no auditório do Banco Central do Brasil e contou com mais de 200 inscritos, entre voluntários, gerentes de projetos, assessores e interessados, vindos de São Paulo e cidades do Estado do Rio de Janeiro, como Macaé, Campos, Cabo Frio, Volta Redonda e outras. Representantes de Institutos, como o R    onald Mc Donald e Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), apresentaram seus projetos, e voluntários como o professor Marcos Bechara deram um show na concepção do pensamento complexo no Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor.
   

Secretarias relacionadas: