II Encontro Regional da Luta Antimanicomial

Angra dos Reis sediou pela segunda vez o encontro que discutiu melhorias para os usuários do sistema

Quinta-Feira, 23/07/2009 | .

 

A prefeitura de Angra, através da Fusar, realizou com a Associação de Familiares, Amigos e Usuários do Cais (Afauc), no final de semana, nos dias 18 e 19, o II Encontro Regional da Luta Antimanicomial da Região Sudeste. O evento, que aconteceu em Angra dos Reis pela segunda vez, teve como público-alvo os usuários, simpatizantes e especialistas no assunto. O encontro de dois dias aconteceu no Centro de Estudos Ambientais (CEA), localizado na Praia da Chácara.

O superintendente de Atenção Secundária, Paulo César Benzi, representou o presidente da Fusar, Adílson Bernardo. Participaram Fernando Goulart do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, o psiquiatra Leonardo Corrêa, o presidente da Fauc João Batista, Iracema Polidora do Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial do Rio de Janeiro, entre outros.

A programação recheada de palestras, mesas-redondas, debates e grupos de trabalho, agradou em cheio um público de mais de 200 pessoas, vindas de todo o Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

As atividades foram iniciadas com uma mesa sobre o tema “Organização e representação do Movimento da Luta Antimanicomial”, e finalizadas com a leitura e aprovação em plenária da Carta em Defesa da Reforma Psiquiátrica Brasileira, elaborada pela comissão organizadora do encontro.

O evento foi apoiado pelo Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro; Sindicato dos Médicos do Estado do Rio de Janeiro; Sindicato dos Petroleiros de Angra dos Reis; pelo Estado, através do Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial; e pela Fiocruz.

Secretarias relacionadas: