As atividades esportivas que acontecem no Colégio Naval, no período das Olimpíadas das Apaes-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, já viraram uma tradição em Angra dos Reis. E desta vez, não foi diferente com a IV Olimpíadas das Apaes que aconteceram durante três dias, de sexta-feira, 22, a domingo, 24. As atividades atraíram milhares de pessoas ao evento, que reúne atletas de diversos locais do estado. O encerramento das atividades esportivas contou com a participação da secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha. A presidente da Câmara Municipal, a vereadora Vilma dos Santos também esteve presente.
Atletas de 16 Apaes do Estado do Rio vieram participar das competições, em modalidades esportivas como natação, atletismo, tênis de mesa, futsal e ginástica olímpica desportiva.
O prefeito Tuca Jordão, acompanhado da primeira-dama Alexandra Jordão e da secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esportes e Lazer, Luciane Rabha, abriu oficialmente os jogos, realizados numa parceria entre a Prefeitura de Angra e a Federação das Apaes. A competição foi uma seletiva para as Olimpíadas Nacionais das Apaes, que será em Campo Grande-MS, em novembro. O subsecretário de Esporte e Lazer, Hudson Viana, acompanhou de perto o desenvolvimento das atividades esportivas nas olimpíadas.
Angra dos Reis foi representada pela Associação Pestalozzi, já que o município não possui Apae. Delton Pedroso Bastos, presidente da Federação das Apaes do Rio de Janeiro, lembrou que a prefeitura sempre deu um apoio enorme ao evento, e elogiou a estrutura e organização desta edição angrense.
Delegações de várias partes do estado vieram para as competições, dentre elas, Duque de Caxias, Paraty, Petrópolis, Búzios, São Gonçalo, Teresópolis, Rio das Ostras e Rio de Janeiro. As categorias que disputaram as modalidades são definidas não por faixa etária, mas pelo tipo de deficiência e grau de comprometimento motor do atleta.
Paralelamente às competições, aconteceu uma programação de atividades culturais e de lazer, com passeios de barco, exposições e danças. Apresentação de capoeira – Grupo Abadá; Apresentação de Dança – vários grupos da cidade; Apresentação de caratê – deficientes visuais e auditivos;
Baile do atleta, no Estádio Municipal; Passeios em embarcações disponibilizadas pelo Colégio Naval; Exposição de trabalhos artísticos produzidos por pessoas portadoras de necessidades especiais.
As IV Olimpíadas das Apaes foi realizada através da parceria entre a Prefeitura de Angra e a Federação das Apaes, com o apoio do Colégio Naval. A instituição de ensino cedeu suas instalações esportivas para as atividades. Os alunos do Colégio Naval também participaram, dando suporte às competições, em arbitragens e auxílios técnicos. A prefeitura disponibilizou em torno de 30 profissionais para o evento, além da estrutura, que incluiu materiais esportivos, de escritório, de limpeza e de consumo, além de lanches, tendas, banheiros químicos, entre outros. Ao todo foram cerca de 600 pessoas envolvidas com a realização do evento, incluindo atletas, dirigentes, professores e apoio.
IV Olimpíadas das Apaes em Angra
Atletas das Apaes do Estado do Rio vieram participar das competições, em várias modalidades esportivas