A secretaria de Ação Social realizou nesta terça-feira uma grande festa de fim de ano para funcionários e usuários do Centro de Atenção à População de Rua que fica localizado no Bracuí. O almoço de confraternização aconteceu com a presença do prefeito Fernando Jordão e da secretária de Ação Social e primeira dama Célia Jordão em clima de comemoração pelos resultados alcançados durante o trabalho desenvolvido pelo Centro durante o ano de 2008.
O Centro de Atenção à População de Rua atua no atendimento às pessoas que se encontram em situação de risco ou que perderam o vínculo familiar. Funcionando desde maio de 2002, o Centro já recuperou 230 moradores de rua e hoje atende 22 pessoas em um espaço amplo com total estrutura para a prestação de serviços de inclusão social. A entidade oferece através da secretaria de Educação o programa Educação para Jovens e Adultos. O EJA como é conhecido, facilita a entrada dos alunos no mercado de trabalho e possibilita o retorno dessas pessoas à escola.
- Os alunos são matriculados na Escola Municipal Áurea Pires da Gama e de posse do histórico escolar eles podem dar continuidade aos estudos em outras escolas - explica a coordenadora do Centro Lúcia Helena.
Os usuários do Centro participam ainda de oficinas de Origami, na fabricação de móveis de bambu e cultivam uma horta para consumo dos próprios moradores e funcionários, além de participarem de terapias ocupacionais. Uma equipe dos Alcoólicos Anônimos atua diretamente na recuperação dos usuários do Centro oferecendo todo suporte para reabilitação dos pacientes sem que eles precisem sair do local. Os usuários do Centro ainda atuam com o manejo da terra para plantio e desenvolvem tarefas do cotidiano também como forma de resgate da cidadania. Entre outras tarefas, os moradores criam cães e mantêm uma granja onde os recursos adquiridos com a venda das aves e dos ovos são revertidos para os próprios usuários do Centro.
O Centro é composto por uma equipe de profissionais capacitados como enfermeiros, psicólogos, agentes administrativos, assistentes sociais, merendeiras, terapeutas, além de professores e outros colaboradores.
O Prefeito Fernando Jordão enfatizou o resultado do trabalho do Centro de Atenção através da transformação das pessoas. Um dos principais exemplos foi o caso de Pedro Pereira, o Maracujá, que vivia pelas ruas da cidade e agora acaba de receber o certificado de conclusão do Curso de Paisagismo oferecido pela Superintendência de Parques e Jardins. Pedro é um dos cinco integrantes do Centro de Atenção a participar da quarta turma do curso. Outro exemplo é o de Adair Donizete Nascimento que após anos morando nas ruas de várias cidades encontrou abrigo no Centro de Atenção à População de Rua e hoje se orgulha de seu primeiro emprego com carteira assinada conquistado após participar do curso de Jardinagem. Na ocasião, o Prefeito Fernando Jordão fez a entrega dos certificados aos alunos.
Esta foi a quarta turma do curso realizado pela Superintendência de Parques e Jardins que já formou mais de cem pessoas só este ano. A Superintendente Elizabeth Brito participou da entrega dos certificados pensando na expansão do projeto para 2009.