Informações de saúde na espera do atendimento

Sala de espera com informações de combate ao fumo e gripe A na unidade de saúde do Parque Mambucaba

Segunda-Feira, 17/08/2009 | .

 

A Prefeitura de Angra, através da Fusar, vem realizando na Unidade Mista de Saúde do Parque Mambucaba uma programação especial de conscientização à população do bairro, atendida pelos serviços de saúde oferecidos na unidade. Estão sendo realizadas salas de espera, que são abordagens aos pacientes que ficam esperando atendimento, e os resultados têm sido muito positivos.

Segundo o coordenador da unidade, Heraldo França, a ideia partiu da necessidade de esclarecimento de assuntos como tuberculose, hipertensão e diabetes, que foi abordado no dia 5 em comemoração ao Dia Nacional da Saúde.

Na sexta-feira, 14, a sala de espera abordou o combate ao fumo, e cerca de 100 pessoas, na parte da manhã e tarde, puderam ouvir instruções quanto aos males causados pelo tabaco. A assistente social Renata Muniz foi quem abordou os pacientes e distribuiu panfletos informativos. Ela informou também a respeito do grupo de ajuda para fumantes, que será iniciado em setembro na unidade. O interesse das pessoas é contagiante e os pacientes chegam a sair das filas para chegar mais perto e ouvir as informações.

– Eu acho esse trabalho maravilhoso, eu fumo e não sabia que dentro do cigarro tinha substâncias tão perigosas – contou um senhor de 52 anos que aguardava a consulta do cardiologista, quando ouviu a assistente social contar sobre o veneno que é o cigarro.

Após a parte do combate ao fumo, a agente administrativa da unidade, Simone Ribas, falou acerca da gripe A, conhecida como gripe suína, e forneceu instruções sobre a prevenção e cuidados de higiene. A curiosidade das pessoas nesse momento era ainda maior, e panfletos para informação também foram distribuídos.

Na Unidade de Saúde do Parque Mambucaba, além do SPA, funciona uma farmácia com o novo horário de atendimento, das 7h às 19h, de domingo a domingo, um núcleo epidemiológico, centro odontológico e um Centro de Especialidades Médicas (CEM), com especialistas como cardiologista, dermatologista, otorrinolaringologista, alergologista pediátrico, pediatra, homeopata, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e ortopedista.

As próximas datas agendadas para a sala de espera, amostra de vídeos e serviço de verificação de pressão arterial, orientação de combate ao mosquito da dengue, são ainda em agosto, nos dias 21, 28 e 29.

Secretarias relacionadas: