Informática no Perequê

Mais um laboratório foi implantado em escola municipal

Segunda-Feira, 15/12/2008 | .

Cerca de 1000 pessoas, entre alunos e profissionais de educação, serão atendidos através do laboratório de informática que foi implantado na segunda-feira, 15 na Escola Municipal Nova Perequê, no Perequê. O prefeito Fernando Jordão inaugurou o quarto dos seis laboratórios previstos para serem entregues nesta primeira etapa do Projeto “Ambiente Educacional Digital Integrado do Município de Angra dos Reis! - AEDI. A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Stella Salomão, do secretário de Integração Governamental, Roberto Peixoto, do vereador eleito, Manoel Parente, da diretora da escola Cristina Maria Mendes de Souza, de presidentes das associações de moradores do bairro e do entorno, alunos e profissionais da escola.

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Ministério de Educação, implantaram este projeto com o objetivo de oferecer aos estudantes e educadores da rede municipal de ensino aprendizado informatizado com acesso aos modernos meios digitais de informação. Os laboratórios de informática fazem parte do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo, que visa promover o uso da informática como ferramenta de aprendizado.

Os laboratórios são padrões. Eles têm dez computadores, cada um, conectados à Internet e uma impressora, além de mobiliário. As máquinas receberam o programa Linux Educacional, um software livre, liberado para o aprendizado de Português, Matemática, Ciências, Biologia, idiomas entre outras matérias educacionais, e ainda para pesquisas na Internet. Na parceria com o MEC, além de do espaço para abrigar o laboratório, a Prefeitura faz a manutenção e disponibiliza profissionais para auxiliar as crianças e professores. A Prefeitura, para abrigar esses laboratórios, está reformando salas nas escolas, adequando-as para receber os equipamentos.

- Toda vez que inauguro um laboratório como o da escola do Perequê, fico impressionado com o interesse que as crianças têm pelos computadores. É a descoberta de um mundo novo, uma ferramenta que possibilita além do aprendizado na escola, uma viagem pelo mundo, - falou o prefeito Fernando Jordão.

O vereador eleito, Manoel Parente, lembrou que a implantação do laboratório de informática, foi o melhor presente que a população podia receber.

- É um sonho realizado. Desde 1998 estamos buscando um projeto que atendesse as nossas crianças, não se pode mais pensar sem conhecimento de informática, - disse Parente, como é conhecido na comunidade.

A secretária Stella Salomão, adiantou que o laboratório fará a integração do professor e aluno.

-Pensaremos numa forma também de atender às pessoas nos fins de semanas. Essa interação entre professor e aluno complementará o ensino na sala de aula, - disse a secretária.

Secretarias relacionadas: