Os Jogos Estudantis de Angra dos Reis (Jear) têm movimentado a vida dos alunos de colégios municipais, estaduais e particulares da cidade. Aqueles que não estão competindo em nenhuma das modalidades estão engrossando o coro das torcidas nas arquibancadas. A natação e o basquete fizeram parte do primeiro dia de competição nessa segunda-feira, dia 19, no Colégio Naval. Os colégios estaduais Artur Vargas (Ceav) e Roberto Montenegro, campeão do Jear do ano passado, largaram na frente e lideram a classificação geral empatados com 32 pontos.
Os jogos são organizados pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer. O objetivo é divulgar e estimular o esporte no município, além de descobrir novos talentos e proporcionar a união e a confraternização entre as escolas participantes.
Neste ano o Jear está reunindo mais de 2 mil jovens atletas, com idades entre 12 a 16 anos. Os Jogos Estudantis estão sendo realizados no Colégio Naval, Ceav e Estádio Municipal. Além de natação e basquete, os estudantes competem no futsal, tênis de mesa, atletismo, handebol, vôlei, e xadrez, nas categorias masculino e feminino. O tema dos jogos deste ano é a paz. Este é o quarto ano consecutivo em que os jogos são realizados desde sua retomada, em 2006.
A cerimônia de abertura dos foi realizada na última sexta-feira, dia 16, e contou com a presença do prefeito Tuca Jordão, do velejador angrense Daniel Santiago, medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, além de estudantes, autoridades municipais e professores. A tocha saiu do prédio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer e seguiu em direção ao Estádio Municipal, conduzida por um aluno de cada uma das 30 escolas participantes.
As competições vão até o dia 29 deste mês, data em que haverá uma cerimônia para o encerramento dos jogos, que contará com a presença dos grupos de ginástica olímpica de Petrópolis, de ginástica rítmica desportiva do Clube Campestre e do grupo Cia. da Dança.