A prefeitura, através do programa DST/Aids da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) vem desenvolvendo um trabalho de conscientização com todas as gestantes do município no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Todas as terças-feiras, às 10h, a equipe do DST/Aids e da Saúde da Mulher, recebe, na sala 29, as grávidas, que fazem o pré-natal nas unidades de saúde do município, para o Grupo de Aconselhamento de Gestantes. Lá, elas recebem o kit bebê, composto de dois pagõezinhos e uma bolsa.
Nesse grupo, a assistente social Vânia Veloso e a psicóloga Juliana Ribeiro, atualmente responsáveis pelo programa, têm recebido, em média, 15 gestantes por semana. No encontro, elas recebem instruções sobre a prevenção, contágio e tratamento das DSTs e conversam abertamente sobre o assunto. Geralmente, as gestantes vêm para o CEM encaminhadas das unidades de saúde, que após realizarem um exame de HIV (Aids) e dois de VDRL (sífilis), são dirigidas para participar do grupo. Lá, elas são premiadas com o kit bebê.
– Temos observado um constante crescimento no número de mães adolescentes no município. Tem semanas que só temos gestantes entre 14 a 18 anos, que precisam ter conhecimento sobre as DSTs – explicou a assistente social Vania Veloso.
Vale ressaltar, que para ganhar o kit, são obrigatórios os exames pedidos (um de HIV e dois VDRL). E que todas as grávidas que participam do grupo saem satisfeitas com as instruções recebidas e radiantes com o kit, que é oferecido gratuitamente como prêmio pelos exames, obrigatórios no pré-natal.
– Eu fui informada no CEM sobre o grupo. Acho muito importante a realização desse trabalho, porque muitas de nós não temos conhecimento desse programa, que nos ensina e conscientiza. E ganhar um kit para o enxoval do bebê é ainda melhor – contou Rosana Pereira, de 20 anos, moradora do Centro, grávida de nove meses.