Laboratório de Informática

os alunos da escola da Garatucaia também ganharam computadores para ajudar no aprendizado

Quinta-Feira, 27/11/2008 | .

Cerca de 300 pessoas, entre alunos e profissionais de educação, serão atendidos através do laboratório de informática que foi implantado na quinta-feira, 27, na Escola Municipal Amélia Lage, em Garatucaia. O prefeito Fernando Jordão inaugurou o segundo dos seis laboratórios previstos para serem entregues nesta primeira etapa do Projeto “Ambiente Educacional Digital Integrado do Município de Angra dos Reis! - AEDI. A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Stella Salomão, do presidente da Associação de Moradores de Garatucaia, Leniel Honório e de alunos e profissionais da escola. O primeiro laboratório de informática foi implantado na Escola Municipal Áurea Pires da Gama, no Bracuí, na terça-feira, 24.

-Essa iniciativa da Prefeitura vai nos beneficiar. O laboratório é uma ferramenta a mais no aprendizado, e estando na escola as crianças aprendem novas maneiras de usar o computador e esquecem um pouco do MSN e Orkut, - disse a diretora Zelir de Magalhães da Cunha que está à frente da escola há 27 anos. A Escola Municipal Amélia Lage tem 273 alunos e atende do 1º ao 9º ano.

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Ministério de Educação, implantou este projeto com o objetivo de oferecer aos estudantes e educadores da rede municipal de ensino aprendizado informatizado com acesso aos modernos meios digitais de informação. Os laboratórios de informática fazem parte do Programa Nacional de Informática na Educação –ProInfo, que visa promover o uso da informática como ferramenta de aprendizado.

Todos os laboratórios terão dez computadores conectados à Internet e uma impressora. As máquinas receberam o programa Linux Educacional, um soft livre, liberado para o aprendizado de Português, Matemática, Ciências, Biologia entre outras matérias educacionais, e ainda para pesquisas na Internet. Na parceria com o MEC, além de do espaço para abrigar o laboratório, a Prefeitura faz a manutenção e disponibiliza profissionais para auxiliar as crianças.

- Este é mais um passo que a Prefeitura está dando para a construção de uma escola pública de qualidade. O laboratório não é apenas para inclusão digital, ele vem com soft educacional para auxiliar no aprendizado de nossos alunos, - falou a secretária Stella.

A Prefeitura, para abrigar esses laboratórios, está reformando salas nas escolas, adequando-as para receber os equipamentos.

-Estamos democratizando a informática. Os nossos jovens estão conectados ao mundo e vão melhorar seu aprendizado. A educação é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade, - falou o prefeito Fernando Jordão.

Os próximos laboratórios serão implantados na quinta-feira, 26, às 15h, na Escola Municipal do Promorar, no Campo Belo e na segunda-feira, 22 de dezembro, na Escola Municipal Tânia O. Teixeira, CIEP do Belém, às 11h30.

Secretarias relacionadas: