Lançado site do Angra Parque Tecnológico do Mar

Endereço online está aberto para envio de propostas de projetos inovadores

Quinta-Feira, 04/01/2024 | .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Planejamento e Parcerias e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou durante a feira de tecnologia, Angra Tech, o lançamento do site do Angra Parque Tecnológico do Mar. O endereço online https://parquetecmar.angra.rj.gov.br/ está aberto para envio de propostas de projetos inovadores e cadastramento de empresas interessadas em fazer parte do complexo tecnológico.

– Este é um grande passo para fortalecer a nossa cidade por meio da ciência, tecnologia, inovação, educação e empreendedorismo. Estamos confiantes de que o inovador projeto do Angra Parque Tecnológico do Mar será muito importante para o progresso econômico sustentável de nosso município – frisou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.

O Angra Parque Tecnológico do Mar é um projeto destinado a transformar o cenário econômico de Angra dos Reis e toda a região da Costa Verde. Seu principal objetivo é diversificar a matriz econômica do município e impulsionar o crescimento por meio de inovação e tecnologia, oferecendo um espaço dedicado à ciência, tecnologia, inovação, educação e mpreendedorismo.

A iniciativa está sendo realizada sob o conceito da tríplice hélice, unindo o poder público, universidades e empresas, com a missão de potencializar o crescimento econômico, disseminar o conhecimento e agregar valor à produção local. Seu modelo de negócios se concentra em fomentar ações de base tecnológica em setores vitais, como petróleo e gás, náutica e naval, energias e sustentabilidade.

Em breve, serão divulgados três chamamentos públicos para o parque: dois destinados a patrocínio e um voltado para a utilização das salas por startup e empresas visando o desenvolvimento de empreendimentos.

As empresas alocadas no Parque Tecnológico contarão com uma infraestrutura completa para seu desenvolvimento, incluindo acesso à internet, fornecimento de energia elétrica, instalações físicas e mobiliário. Além disso, receberão suporte através de parcerias com entidades como Sebrae e Firjan.

As obras da sede do parque estão em andamento em dois prédios que estavam desativados no Polo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, próximo ao Cederj, UFF e a Estácio.

– Acreditamos que a tecnologia desempenha um papel fundamental no fomento do desenvolvimento sustentável e na geração de oportunidades para todos. Estamos comprometidos a estabelecer um ambiente propício à incubação de novas empresas, elevando a qualidade dos serviços e produtos na região. O Parque Tecnológico servirá como epicentro para atender às demandas tecnológicas de Angra dos Reis e da Costa Verde, impulsionando negócios e promovendo a criação de empreendimentos inovadores – comentou o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta.