A Fundação de Saúde de Angra (Fusar) continua no trabalho de enfrentamento da Gripe A, mais conhecida como gripe suína. O Prefeito Tuca Jordão e o secretário de Saúde, Adilson Bernardo, participarão de uma coletiva com a imprensa, na tarde de hoje, 27, às 17h, no Salão Nobre da Prefeitura, para prestar mais esclarecimentos sobre o assunto.
Segundo a Vigilância em Saúde, novas medidas estão sendo adotadas visando bloquear a transmissão no município, sendo a principal delas orientar melhor a população para se prevenir e evitar a doença. Para isso, a Secretaria de Saúde está intensificando a distribuição de panfletos informativos em todo o município. Além disso está aprimorando as ações nas unidades de saúde, visando um atendimento mais eficaz para a população.
Em Angra, cerca de nove casos suspeitos da doença receberam atenção especial da equipe técnica da Fundação de Saúde ( Fusar), que colheu as amostras para os exames, realizados na Fiocruz no Rio de Janeiro. Desses casos, três foram confirmados. Os primeiros foram das duas crianças uruguaias, que já vieram contaminadas. O outro foi de uma senhora, moradora do bairro do Camorim, de 39 anos, que contraiu o vírus da filha. Essa foi a primeira transmissão comunitária do município, que adotou o novo protocolo de manejo clínico do Ministério da Saúde.
O presidente da Fusar, Adilson Bernardo, afirmou que o número de atendimentos no Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) do Centro aumentou em 30% desde a semana passada, devido à proliferação dos resfriados e gripes, fato que sempre ocorre devido ao aumento da umidade no clima.