A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da TurisAngra, vem desenvolvendo um programa de manutenção e conservação de áreas e imóveis do município, desde maio deste ano. São escolhidos locais que despertem interesse turístico, tais como cais, praças, monumentos, prédios históricos e igrejas, entre outros. Entretanto, o programa não se restringe aos pontos turísticos e patrimoniais do corredor do centro histórico.
A empresa Higheng cuida destes locais, procurando manter a limpeza deles, para que possam receber os turistas. O resultado do trabalho já pode ser visto na Estação de Santa Luzia, no cais do Camorim, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e no Forte do Leme. Está em andamento a reforma e revitalização do Chafariz da Carioca, do Museu de Arte Sacra, na igreja da Lapa, no Convento do Carmo e igreja da Ordem Terceira do Carmo, cais da Praia do Machado, no Convento de São Bernardino de Sena e na igreja da Ordem Terceira de São Francisco.
A TurisAngra já iniciou também o processo de higienização do acervo patrimonial do Museu de Arte Sacra em parceria com a Cultuar. O programa consiste em revitalizar o espaço físico e restaurar os imóveis históricos da cidade, criando atrativos para turistas e veranistas, e resgatar o orgulho dos cidadãos angrenses com sua história.
“No caso específico do Chafariz da Carioca, conseguimos realizar a recuperação da feição original das cantarias em pedra que estavam cobertas com oito camadas de repintura. Hoje se encontra totalmente livre das interferências que descaracterizavam o monumento. O piso de origem estava coberto por camadas de cimento e areia e calçamento não original. A recuperação só foi possível graças à prospecção, num trabalho minucioso de resgate da memória cultural deste patrimônio. Todo o processo de restauração teve aprovação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac”, disse Alonso de Oliveira, Gerente de Patrimônio Histórico.
Manutenção de áreas turísticas continua em Angra
Objetivo é ter a cidade pronta para receber visitantes