Melhor que limpar é não sujar

Secretaria de Meio Ambiente apoiou ação de remoção de lixo no mar de Angra com a ONG Amigos do Mar

Terça-Feira, 08/09/2009 | .


Uma bela operação de limpeza foi realizada em algumas praias e ilhas de Angra neste último final de semana. A ação ambiental foi realizada pela ONG Amigos do Mar e apoiada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Angra e Subsecretaria de Serviços Públicos, que, com uma equipe de cerca de 25 pessoas, incluindo mobilizadores sócioambientais, funcionários da Locanty e voluntários da ONG, fez remoção de lixo nas praias das Flechas, Jurubaíba e nas Ilhas Botinas, na sexta-feira, 4, e no sábado, 5.

Aproximadamente uma tonelada de lixo foi retirada do fundo do mar e os campeões em quantidade eram os pneus. Segundo o relações-públicas da ONG, Alexandre Chaves, para cada meia hora de mergulho eram retirados 20 pneus. Foram removidos também tábuas, garrafas PET e de vidro, peneiras de construção, arames etc. A grande surpresa da operação, que contou com uma traineira e uma lancha, foram as águas das Ilhas Botinas, que estavam limpas, sem nenhum lixo.

– Para nossa surpresa, temos essa maravilhosa notícia, que se deve ao trabalho de conscientização realizado pelos nossos mobilizadores e motoristas de embarcações, que conversam com os turistas sobre responsabilidade ambiental – falou o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, Fábio Jordão, explicando que esse tipo de ação é denominada “Ação de Correção” pelo descarte desorganizado de lixo.

– Essas atitudes privadas junto com o poder público vêm para somar, pois estamos dividindo responsabilidades – frisou Fábio, contando ainda sobre o projeto de construção de um Ponto de Acúmulo de Resíduos Temporários (Part), feito com material reciclado de embalagem de amaciantes (madeira plástica) e embalagem de leite (telha tetrapak), na Praia das Flechas, já que a área é de preservação permanente (areia).

O lixo removido foi encaminhado para o Ponto de Entrega Voluntária de Descarte (PEV) no Cais de Santa Luzia, que funciona em horário comercial, e a Secretaria de Meio Ambiente, garantirá a destinação final dos detritos. Os não-recicláveis seguirão para o Aterro do Ariró e os recicláveis, para o ciclo da reciclagem, iniciando a vida do lixo para ser transformado em produto de consumo.

A ONG Amigos do Mar, com o lema “Melhor que limpar é não sujar”, tem como projetos transformar suas ações ambientais em ações sociais, através de  planos de capacitação de adolescentes para o primeiro emprego com o projeto “Salva Vidas”.

– Há um grande envolvimento de crianças nas nossas ações. Elas curtem o nosso trabalho e nos ajudam, comparando a briga pela limpeza do mar – contou o presidente da ONG, Manoel Corrêa.

Nesta capacitação, os menores e voluntários terão acesso a aulas de informática, educação geral e direcionamento a especialização profissional voltada para o emprego direto que estas áreas fornecem, tais como: mecânica de motores; cursos de turismo; aprendiz de marinheiro; marcenaria para maiores; reparos em embarcações; aulas de biologia marinha etc.

Vale ressaltar que, antes da ação de remoção do lixo, a ONG Amigos do Mar realizou um trabalho de conscientização dos donos de restaurantes e pousadas na Ilha Grande, principalmente no Abraão, com a distribuição de lixeiras, adesivos, bandeirinhas e camisetas. Para maiores informações e sobre como participar das atividades da ONG, entre no site www.amigosdomar.org.

Secretarias relacionadas: