O Mercado do Peixe, mais conhecido como Mercado Redondo, no Centro, junto com as barraquinhas de feirantes que ficam montadas ao seu redor, voltarão a funcionar totalmente revitalizados pela Prefeitura de Angra dos Reis, na manhã desta sexta-feira, dia 3, a partir das 8 horas com muita festa e as presenças especiais dos 22 pescadores artesanais que lá trabalham, do Prefeito Fernando Jordão e cerca de 35 tradicionais feirantes do sertão.
A população e os trabalhadores do local já estão comemorando a realização que valorizou ainda mais o histórico espaço popular da cidade. Todos agora poderão a voltar a comprar, com mais conforto, peixes e frutos do mar fresquinhos em um Mercado de Peixe moderno e produtos do sertão de Angra nas novas barraquinhas da feira que foram doadas pelo governo municipal e que há séculos colorem o local.
Todos estão comemorando a grandeza das obras realizadas pela Secretaria de Obras, que além de proporcionar conforto, higiene e melhores condições de trabalho para os pescadores e feirantes, valorizou ainda mais todo o espaço histórico e cultural da Praça do Mercado Municipal.
Mercado do Peixe foi restaurado respeitando arquitetura secular
O Mercado do Peixe situado na Praça Duque de Caxias é um prédio secular de 1914, que na verdade, depois das obras realizadas pela prefeitura, se transformou em um estabelecimento de pescado com instalações internas e equipamentos modernos restaurado obedecendo normas do IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural.
O prédio que prima pela beleza e harmonia arquitetônica recebeu obras internas como os novos sistemas elétrico, hidráulico, sanitário e de ventilação; pisos próprios para o ambiente de trabalho, bancadas azulejadas, banheiros e pintura originais nas paredes, portas e janelas.
A obra que era uma reivindicação antiga da população foi a primeira a ficar pronta, de uma série que a Prefeitura está realizando em todos os 4 mil metros quadrados da Praça Duque de Caxias.
Prefeitura doou novas e amplas barraquinhas para os feirantes da praça
A comemoração na Praça Duque de Caxias será dupla na sexta-feira porque a Prefeitura de Angra estará entregando cerca de 35 barraquinhas de alumínio, mais amplas e com coberturas de lona especial, muito melhores que as antigas, para os tradicionais feirantes que comercializam produtos do sertão de Angra e vizinhanças como verduras, legumes, temperos, ervas medicinais, tapioca, farinha da terra e bananas de variadas espécies.