O final de semana foi de grandes nomes na Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita). Mais de 30 mil pessoas já assistiram aos espetáculos, que, desde o dia 30 de outubro, estão movimentando Angra dos Reis.
Até as crianças estão comparecendo em peso às peças do Fitinha Bonecos e afirmando o sucesso do evento. Como prova, a lotação dos palcos em “Encantadores de histórias”, no sábado, e a história da vida de Santos Dumont, na peça “Homem voa?”, no domingo.
O sábado foi marcado por maravilhosos monólogos de atrizes consagradas pelo grande público e veteranas no teatro. A esperada “Shirley Valentine” - sábado, 14, 20h – marcou a estréia da peça no Rio de Janeiro. E trouxe a atriz Betty Faria na pele de uma dona de casa comum que vive com um imenso vazio e solidão, em uma interpretação elogiada pelo público. E para a surpresa de todos, os atores Paulo Goulart e Nicete Bruno assistiram, atentos, na plateia a rica participação de Betty na Fita.
A atriz Nathalia Timberg, que comemorou seus 50 anos de carreira, na maior festa de teatro do Brasil, também no sábado, se apresentou no elegante espetáculo “Paixão”, com direção de Wolf Maia. Os olhos atentos da plateia ao concerto de palavras com fragmentos de poemas de Adélia Prado, Bocage, Drummond, Fernando Pessoa, Camões, Manuel Bandeira, Florbela Espanca e outros poetas brasileiros e portugueses, provaram que o teatro está resgatando a palavra e arte de escutar, como disse a própria Nathalia.
– Dizem que o teatro está em crise, então todos nós somos sobreviventes – declarou a atriz no final do espetáculo. – Eu tenho um grande carinho por esse texto que exalta a língua e resgata a palavra. Vocês estão de parabéns e conseguiram me emocionar com essa grande festa – finalizou Nathalia, com os olhos marejados de emoção. Em cena, dois músicos acompanharam Nathalia, que fez as palavras fluírem à medida que vai revelando a emoção, a dor e a alegria de quem ama intensamente.
Já no domingo, a noite começou com uma grata homenagem ao ex-prefeito Fernando Jordão, pelo crédito dado à Fita em sua gestão. O organizador do evento, João Carlos Rabello, afirmou que, no início, ele foi um dos poucos a acreditar no sucesso da Fita em Angra.
O espetáculo “O homem inesperado”, encenado pelo casal Paulo Goulart e Nicette Bruno no Palco Sesc, arrancou aplausos de pé da plateia. A peça contou a história, que se desenrolou em um vagão de trem, onde um escritor famoso conheceu uma profunda conhecedora de suas obras.
– Foi um dos momentos mais difíceis de contracenarmos esse texto pelo barulho da chuva e pela quantidade de pessoas. Mas estamos emocionados com o público angrense e por isso acho que Angra merece um teatro de verdade, com toda a estrutura para grandes montagens de espetáculos – frisou Paulo Goulart, que foi aplaudido de pé ao final da peça, com um beijo arrebatador em sua mulher e companheira de cena, Nicette Bruno.
E em seguida, o espetáculo “In on it”, com os atores Emílio de Mello e Fernando Eiras, em uma peça elogiada pela crítica Bárbara Heliodora, finalizou a noite no Palco Transpetro.
Programação da Fitinha Bonecos
16 de novembro – segunda-feira – 11h, 14h e 15h30
Minha Favela Querida
GRUPO SORRISO FELIZ (CABO FRIO)
Classificação etária: livre.
Cenas do cotidiano de uma favela carioca são apresentadas em quadros diversificados revelando a paixão e o orgulho dos seus moradores, apesar dos problemas. As músicas compostas para o espetáculo contam a história dessas pessoas, seus conflitos e ilusões. Atritos religiosos, malandragem, polícia, futebol, sonho de criança e muito samba!
17 de novembro – terça-feira – 11h, 14h e 15h30
Pinóquio, etc e tal
TEATRO POR UM TRIZ (SÃO PAULO)
Classificação etária: livre.
Quatro marceneiros trabalham em sua oficina quando recebem uma encomenda inusitada: construir um boneco de madeira. Lembram então de Pinóquio, o boneco construído por Gepeto e resolvem contar sua história com materiais existentes na marcenaria (pedaços de madeira e ferramentas).
18 de novembro – quarta-feira – 11h, 14h e 15h30
Cidade Azul
CIA. TRUKS (SÃO PAULO)
Classificação etária: livre.
Um menino de rua cheio de sonhos conhece uma garotinha e, juntos, vencem preconceitos, apesar da diferença social. Chamado carinhosamente de Neguinho, o menino sem sapatos e com roupas rasgadas vive em um cruzamento, cheio de veículos com as janelas fechadas, e barulho. Os carros, apressados, não percebem o menino, camuflado em seu mundo paralelo, o único refúgio onde ainda pode sonhar com algo melhor.
19 de novembro – quinta-feira – 11h, 14h e 15h30
O Anjo e a Princesa
GRUPO SOBREVENTO (SÃO PAULO)
Classificação etária: livre.
O espetáculo conta a história de um anjo-da-guarda que, logo na sua estréia na função, é incumbido de cuidar de uma vaidosa princesa. Trabalhando com delicadeza a peça aborda assuntos próprios do universo adulto, mas que também são perceptíveis às crianças.
20 de novembro – sexta-feira – 11h, 14h e 15h30
Surpresa
CIA. MANOEL KOBACHUK (CURITIBA)
Classificação etária: livre.
É um espetáculo onde pequenas histórias surgem de pequenas caixas. Absolutamente diferentes entre si, essas pequenas histórias encantam por sua graça e originalidade, onde imagens e sons conduzem o público a uma viagem de diversificadas paisagens. A magia do circo, o interior de um castelo assombrado, um conto tradicional, animais no quintal ou mesmo uma suave bailarina de caixinha de música, são algumas das situações que emergem das "caixas".
21 de novembro – sábado – 11h, 14h e 15h30
Os Meninos Verdes
FESTINECO (BRASILIA)
Classificação etária: livre.
O espetáculo mostra as pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de Dona Cora, que conquistam o afeto da Poeta através de suas brincadeiras, estripulias, e do exercício da imaginação e da pureza. Meninices, brincadeiras e sonhos trazem a identificação com as crianças, e brincam com a memória dos adultos.
22 de novembro – domingo – 11h, 14h e 15h30
O sapo que vira rei que vira sapo
BEIJA-CÉU (RIO DE JANEIRO)
Classificação etária: livre.
Uma fábula sobre o poder, onde o sapo que virou príncipe ao ganhar um beijo da princesa cria muita confusão no reino com os seus desmandos. Uma história muito divertida e bastante oportuna na época em que vivemos, onde encontramos muitos sapos como o da história no nosso caminho.
Programação Fita Palco Sesc
16 de novembro – segunda-feira – 20h
Estranho Casal
Texto: Neil Simon. Tradução: Gilberto Braga. Direção: Celso Nunes. Elenco: Carmo Dalla Vechia, Edson Fieschi e grande elenco. Classificação Etária: 12 anos.
O ator Carmo Dalla Vechia encarna um jornalista na peça traduzida pelo novelista Gilberto Braga. Na peça, ele é expulso de casa por sua esposa e passa a viver com um amigo recém-separado. O que poderia ser uma solução perfeita, vira uma relação insuportável. As extremas diferenças em suas personalidades os levam a enfrentar vários conflitos, que motivam muitas risadas no público.
17 de novembro – terça-feira – 20h
Play - Sobre Sexo Mentiras e Videotape
Dramaturgia: Rodrigo Nogueira. Direção: Ivan Sugahara. Elenco: Michel Blois, Rodrigo Nogueira, Daniela Galli e Maria Maya. Classificação Etária: 14 anos.
No palco, quatro personagens revelam seus dilemas e conflitos. São mentirosos e infiéis a si próprios e aos outros. Depois de anos fora da cidade, o artista Jonas reencontra João, um amigo de faculdade que trai a mulher, Ana, com a cunhada, Cíntia. A relação entre as irmãs é marcada por mentiras e comportamentos conflitantes. Ana não tem interesse em sexo, enquanto Cíntia valoriza a sua sexualidade e gosta de provocar a irmã, o cunhado e o artista recém-chegado.
18 de novembro – quarta-feira – 20h
A História de Nós 2
Texto: Licia Manzo. Direção: Ernesto Piccolo. Elenco: Alexandra Richter e Marcelo Valle. Classificação Etária: 12 anos.
Edu é um homem dividido entre o desejo de ascender profissionalmente, a vontade de manter um casamento e o sonho de ser eternamente livre. Lena, uma mulher dividida entre carreira, maternidade e paixão. A trama começa na noite em que Edu, separado de Lena há algum tempo, vai ao apartamento buscar seus últimos pertences. O derradeiro encontro do casal converte-se num ajuste de contas cômico e emocionante, no qual eles tentam descobrir de quem afinal foi a culpa da separação: da mulher, da mãe, da advogada bem sucedida, do marido, do adolescente eterno ou do publicitário workaholic. Por meio de humorados e reflexivos flashbacks, seis personagens ocupam a cena para contar A História de Nós 2.
19 de novembro – quinta-feira – 20h
Confissões de Adolescente
Texto: Maria Mariana Adaptação: Matheus Souza e Clarisse Falcão. Direção: Matheus Souza. Elenco: Clarice Falcão, Isabella Camero, Louise D`Tuani e Sophie Charlotte. Classificação Etária: 12 anos.
Os dramas vividos por quatro adolescentes e que virou febre nos anos 90 está de volta. “Confissões de Adolescentes” volta aos palcos com elenco renovado e com dramas vividos pela nova geração. Agora a peça re-estréia com novo elenco e novos dramas vividos pela juventude. Se antes os temas em evidência eram as drogas, o aborto e a virgindade, o que a geração atual considera polêmico? Esta geração tem segredos? O que os desafia? O que os escandaliza? São estas as perguntas que a nova montagem do espetáculo procura responder.
20 de novembro – sexta-feira – 20h
Usufruto – estreia nacional
Texto: Lúcia Veríssimo. Direção: José Possi Neto. Elenco: Lúcia Veríssimo e Raphael Viana Classificação Etária: 14 anos
Angra dos Reis será a primeira cidade a receber o espetáculo. No palco, a relação de uma mulher de quase 50 anos com um homem de trinta e poucos anos que se encontram num apartamento vazio de frente para o mar. Dois desconhecidos com um único objetivo, onde o vale tudo é pouco para alcançar seus desejos.
21 de novembro – sábado – 20h
Deznecessários
Direção: Paulinho Serra. Texto e Atuação: Paulinho Serra, Miá Mello, Maíra Charken, Eduardo Sterblitch, Marcelo Marrom e Rodrigo Capella. Classificação Etária: 18 anos.
Sucesso absoluto no YOUTUBE com quadros como o “Traficante Gay” e o “Silvio Santos Anônimos”, os deznecessários apresentam um show divertido, irreverente e moderno que une diferentes estilos de fazer rir. As cenas são protagonizadas por um músico e cinco atores. As apresentações humorísticas são baseadas em fatos da ficção e do dia-a-dia, e os personagens são criados pelos próprios atores que os interpretam. Dessa maneira, o público se depara com uma forma diferenciada de fazer humor através de redublagens, monólogos, números musicais entre outros.
22 de novembro – domingo – 20h
A Marca do Zorro – estreia nacional
Texto: Johnston McCulley Direção: Pedro Vasconcelos. Elenco: Priscila Fantin, Thierry Figueira, Tadeu Mello e grande elenco. Classificação etária: 12 anos.
Angra será palco para a pré-estreia de “A Marca do Zorro”. Cercada de cuidados, a produção promete ser uma das principais montagens do teatro brasileiro para 2010. A clássica história do homem misterioso e mascarado que enfrenta um exército de bandidos deixando sempre a sua famosa marca. Um espetáculo de aventura, ação e romance.
Programação Fita Palco Transpetro
16 de novembro – Segunda-feira – 21h45
Será que eu dou pra isso?
Texto: Flavio Guilherme Direção: Camila Rocha. Elenco: Júnior Dantas e Adren Alves. Classificação etária: 16 anos
Agenor e Janete formam um casal apaixonado como outro qualquer. Mas o momento é de crise no relacionamento e, para resolver o problema, resolvem procurar um psicólogo para salvar o casamento.
17 de novembro – Terça-feira – 21h45
tempo.Depois
Texto: Rodrigo Nogueira. Direção: Alessandra Colasanti. Elenco: Rodrigo Nogueira e Fernanda Félix. Classificação etária: 12 anos
Um homem e uma mulher se encontram numa sala de espera de um consultório de psicanálise no dia em que ambos resolveram começar tratamento. À medida que eles conversam, começa um conflito de forças contrárias e inversões de domínio. Elogiado pela crítica, tempo.Depois mostra a (in)capacidade da linguagem de exprimir o real. A palavra cria a coisa ou mata a coisa? O que você vê e ouve é de fato o que é?
18 de novembro – Quarta-feira – 21h45
O Piolho, A Caolha, A Morte E As Quatro Irmãs Que Não Deveriam Falar
Texto, concepção e direção: Ribamar Ribeiro. Elenco: Mário dos Anjos, João Novaes, Maykon Renan, Marília Nunes, Evelyn Ramos, Monique Eucário e Márcia Brasil. Classificação etária: livre
Histórias divertidas e fabulosas! A menina que cria um piolho, o segredo de uma mulher caolha, uma jovem menina que chora de saudade do irmão e quatro irmãs que quando falavam era um desastre. Baseado em contos populares, a partir da pesquisa de Câmara Cascudo, pequenas histórias que destacam a identidade brasileira em sua própria essência através de seus contos! O espetáculo será encenado pelo Grupo Cutucurim, um dos mais importantes Grupos de Teatro de Angra dos Reis, que já ganhou mais de 70 prêmios e 100 indicações em todo o Brasil.
SESSÃO MALDITA: “Estes espetáculos baseado na Marques de Sade contém cenas de sexo em todos os seus prefixos, nudez explícita, fetichismo, escatologia e linguagem chula. São expressamente proibidos para menores de 18 anos, e recomenda-se que maiores de 18 anos só comprem seu ingresso se estiverem preparados para assistir cenas de alta tensão. Aos que se aventurarem... tenham um delicioso espetáculo”.
19 de novembro – quinta-feira – 23h
A Filosofia Na Alcova
Texto e Direção: Rodolfo García Vázquez. Inspirado na obra de: Marques de Sade. Elenco: Os Satyros. Classificação etária: 18 anos
Um casal de libertinos tenta reeducar uma noviça, apresentando-lhe a libertinagem e tornando-a uma mulher vil e imoral. O espetáculo inicia a TRILOGIA LIBERTINA do grupo Os Satyros, inspirados pelas obras polêmicas de Marques de Sade.
20 de novembro – sexta-feira – 23h
Os 120 Dias De Sodoma
Texto e Direção: Rodolfo García Vázquez. Inspirado na obra de: Marques de Sade. Elenco: Os Satyros. Classificação etária: 18 anos
Segunda parte da TRILOGIA LIBERTINA dos Satyros, o espetáculo é inspirado num dos mais polêmicos textos de Sade, onde libertinos raptam virgens de ambos os sexos para saciarem seus desejos e perversões.
21 de novembro – sábado – 23h
Justine
Texto e Direção: Rodolfo García Vázquez. Inspirado na obra de: Marques de Sade. Elenco: Os Satyros. Classificação etária: 18 anos
Última parte da trilogia dos Satyros para os textos de Marquês de Sade, a peça conta a história da pura, religiosa e inocente personagem Justine, que acaba se envolvendo em experiências de crime, tortura e depravações que testarão seus valores morais e de conduta, enquanto sua irmã, a bela e libertina Juliette, realiza uma trajetória cheia de sucessos e prazeres. O espetáculo foi indicado ao Premio Shell 2009.
21 de novembro – sábado – 21h45
O Dia dos Loucos
Um espetáculo de Marcos Americano. Classificação etária: 12 anos.
Uma peça que promete fazer o público se divertir e refletir sobre a sociedade. Batizada por seu idealizador de "performance-solo-manifesto", a peça é fruto de uma pesquisa de mais de cinco anos, em cerca de cem livros, peças, jornais e revistas. Com seu quinhão de boa vontade e solidariedade para construir um mundo mais fraterno, com mais compaixão e mais feliz. Voltado para o público adolescente, jovem e adulto, o espetáculo aborda temas ligados ao racismo, diversidade, consumismo e alienação.
22 de novembro – domingo – 21h45
Madre Coraje
Texto: Bertold Brecht. Adaptação e Direção: Ricardo Muñoz Elenco: Mérida Urquia. Classificação etária: 12 anos.
Após se apresentar com impressionante sucesso em diversos países da América Latina (Equador, Peru, Chile, Argentina, Venezuela, Colômbia e México), finalmente o espetáculo Madre Coraje chega a Angra. Em 1624, durante a Guerra dos Trinta Anos, a comerciante Anna Fierling, mais conhecida como “Mãe Coragem”, atravessa o campo de batalhas com seus filhos e sua carroça de mercadorias. Mas como viver dentro desta máquina destruidora e evitar que ela te destrua?