Milhares de fiéis na procissão de São Benedito

A Fundação Cultural apoiou o evento

Terça-Feira, 13/04/2010 | .

A procissão do glorioso São Benedito foi realizada com muita beleza e religiosidade no último domingo, 11 de abril, em Angra dos Reis. Ela teve sua data adiada devido às chuvas que caíram na cidade no dia 5, no horário marcado para que a imagem do santo saísse em procissão.
Banda de música, fogos e aplausos marcaram a saída da imagem de São Benedito da igreja da Ordem de São Francisco, no convento de São Bernardino, às 17h, e se mostraram presentes em todo o cortejo pelas ruas da cidade.

A irmandade de São Benedito, acompanhada do seu coordenador , coordenador, Carlindo Gomes, os festeiros, vereador Amílcar Caldellas e a esposa Conceição, as figuras tradicionais do rei e da rainha, representados por João Luiz Castilho e Rita de Cássia, religiosos e a população em geral, entoaram hinos por todo o percurso da procissão. Autoridades municipais como o presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Roberto Peixoto e o presidente da Fundação de Turismo (TurisAngra), Marcus Veníssius Barbosa, também participaram do festejo religioso, que vem recebendo ao longo dos anos, o apoio da prefeitura.

A atriz Bianca Queirós, em um dos trechos do percurso, da janela do casarão da Rua do Comércio próximo à igreja do Carmo, fez a leitura sobre passagens da vida do “santo negro”, que é considerado o segundo padroeiro da cidade, e foi muito aplaudida. Nesse trecho do precurso , houve uma intensa queima de fogos.

Cerca de 7 mil pessoas participaram do evento, muitas delas levando velas, pagando promessas por pedidos atendidos pelo santo. Diversas meninas vestidas de anjinhos, junto com meninos vestidos de frades franciscanos, também se juntavam aos fiéis.

Os mastros de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário também fizeram parte do cortejo, além das imagens do Cristo Crucificado, Menino Jesus da Cabeleiro, São Francisco, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Rosário, carregados com fervor nos andores, todos enfeitados. O cortejo percorreu diversas ruas e só terminou por volta das 20h, retornando à igreja de São Francisco .

A festa continuou nas barraquinhas tradicionais que vêm de diversas partes do país e ficaram 12 dias na cidade vendendo todos os tipos de mercadorias.

Secretarias relacionadas: