Mini-hospital na Ilha Grande

Prefeitura entregou SPA 24 do Abraão com sala para Grande Emergência e a 35ª ESF do Município

Quarta-Feira, 17/09/2008 | .

Manhã chuvosa de 16 de setembro, dia de festa para os moradores da Vila do Abraão, Ilha Grande. Aglomerados na Avenida Getúlio Vargas, aguardavam ansiosos para conhecer as duas novíssimas unidades de saúde que a Prefeitura de Angra estava entregando para toda a comunidade: um SPA- Serviço de Pronto Atendimento 24 horas e a 35ª Unidade de ESF- Estratégia de Saúde da Família do Município.
As duas unidades construídas com esmero, impressionaram a todos os presentes, pela amplidão, equipamentos de primeira qualidade e beleza, espaços que proporcionarão atendimentos com muito mais qualidade e conforto para milhares de moradores.
O SPA que funcionará em plantão 24 horas recebeu o nome de Eduardo Peregrino Ferreira Júnior, em homenagem a um saudoso médico da vila. A unidade, na verdade, mais parece um mini-hospital, como o Prefeito Fernando Jordão o classificou no ato de entrega.
O prédio que abriga as 2 unidades tem dois pavimentos, o SPA funciona com sala de Grande Emergência com desfribrilador, que é um equipamento usado em procedimentos para reversão de problemas cardíacos graves ou potencialmente graves, que ainda é desconhecido de grande parte da população brasileira. Mesmo sendo fundamental para salvar vidas, o aparelho não está disponível em larga escala no país e normalmente não faz parte das políticas públicas governamentais. A Prefeitura de Angra sabendo de sua necessidade para os moradores da Ilha Grande, o adquiriu para a unidade.
O SPA tem também sala de Raio X, 8 leitos para repouso (4 masculino e 4 feminino), gabinete dentário, consultórios, salas de curativos e de vacina, recepção, Farmácia e banheiros. O médico responsável pela unidade é o Dr.Cláudio Henrique e a responsável administrativa é Ana Paula de Souza Corrêa. Terá clínico geral, enfermeiros, pediatra e no segundo pavimento, o espaço foi reservado para administração, depósito para estoque de materiais e remédios, copa, banheiros e dormitórios para os profissionais de saúde.
Na mesma área, ao lado do SPA, a Prefeitura construiu a unidade de Estratégia de Saúde de Família denominada Paulo César Siqueira Lisboa, que foi um morador muito querido na comunidade. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, o médico responsável é o Dr.José Luis Coutinho e a enfermeira, Márcia Sueli Souza Wilson. A ESF do Abraão contará com consultórios médicos, sala de curativos, de vacina e também com um consultório dentário moderno e totalmente equipado. Vai atender cerca de 1800 moradores do Abraão e praias próximas com atendimento clínico em geral, pré-natal e puericultrura (acompanhamento do bebê até completar 1 ano de idade) e serviços de um fisioterapeuta. Tem também uma área coberta que será utilizada para reunião de grupos de pacientes da unidade e para atividades educacionais diversas de saúde.
O Prefeito Fernando Jordão, acompanhado de diversos secretários municipais, como Edson Miranda, da Secretaria de Saúde e Gilberto Albernaz, da Fusar - Fundação de saúde de Angra dos Reis - além de diversas outras autoridades, se emocionou ao entregar as duas obras que mostra como a Prefeitura de Angra vem investindo com seriedade na melhoria da qualidade da saúde da população da Ilha Grande.
- Estamos fazendo tudo que é possível para atender com precisão as necessidades de todos vocês que aqui moram. As duas unidades de saúde que construímos vão com certeza diminuir a distância da Ilha Grande com o continente. Vocês terão serviços a partir de hoje muito mais qualificados. Nossa meta é expandir cada vez mais esses serviços de prevenção e pronto atendimento em todo o município. Em relação a unidades de saúde da família queremos atingir 100% de cobertura e vamos conseguir, - disse ele.
O Prefeito no ato de entrega fez uma homenagem aos familiares das pessoas que deram nomes às unidades de saúde e também a moradores antigos como Dona Mirtes, Sr, Constantino, e a um dos funcionários mais antigos da PMAR na localidade, mais conhecido como “Caratinga”. Também fez questão de citar o Sr, Lupércio, da Vila Dois Rios. Falou sobre as obras das novas estações de tratamento projetadas para o local e sobre o convênio que a Prefeitura irá firmar com o Governo do Estado para reativar a antiga embarcação “Tenente Loretti”.
A moradora Norma Cortes, 61 anos, nascida no Abrão fez questão de afirmar que “a saúde no Abrão vai muito bem, principalmente agora que temos aqui um mini-hospital amplo, muito bem construído e eequipado”. Outro morador, Maicon Rodrigues, de 24 anos, também comemorou a entrega da obra “porque estávamos precisando desses serviços. Agora não precisamos recorrer ao Pronto Socorro do Centro, caso precisemos de repouso. Antes ou íamos para a cidade ou ficávamos aqui sem conforto, a história agora é outra e estou muito satisfeito”- disse ele.

Secretarias relacionadas: