Os esforços da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, para mobilizar toda a população em torno da grande Campanha contra a Violência Intrafamiliar continuam com toda a força. Reuniões para conscientização do papel de cada indivíduo diante da chamada “violência silenciosa” estão acontecendo em escolas, igrejas, associações de moradores e nos equipamentos da própria secretaria, como aconteceu na quarta-feira, 23, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Campo Belo, coordenado por Danielle Bezerra.
Cerca de 50 pessoas compareceram à reunião agendada para as 15h. Além dos moradores do bairro, representantes da área da saúde (Fusar), da associação de moradores, da escola municipal da localidade e pastores puderam discutir, em uma roda aberta, sobre a situação alarmante da violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, que acontece no seio da família.
Representando a Secretaria de Ação Social, a coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Ana Paula Jordão, conduziu a reunião e falou sobre o papel do Creas na luta contra essa violência.
– O trabalho do Creas é diferenciado, quem conhece, acaba gostando e ficando com a gente. Trabalhamos com grupos de convivência em diversos aspectos e temos tido resultados excelentes, como é o caso dos meninos do tráfico. Cerca de 70% dos que estão lá já estão recuperados e trabalhando de carteira assinada – contou. Ela ainda pediu a união dos esforços, principalmente da escola do bairro, que é dirigida pela professora Dilcéa Alves, para o trabalho realizado com as famílias que precisam do atendimento do Creas.
– Eu tenho dito que as pessoas precisam de um referencial. Por isso eu acredito no papel da religião, que embasa uma família diante de qualquer desestrutura. As pessoas precisam de Deus – frisou a diretora da E.M. Mauro Sérgio da Cunha, Dilcéa Alves.
Ao final, a coordenadora do Creas, Ana Paula Jordão, reforçou o convite para a grande passeata do dia 8 de outubro.
– A concentração será na Praça General Osório, mais conhecida como Praça do Carmo, às 15h30, e terminaremos na Praça Zumbi dos Palmares, no Largo do Marcado Municipal, com uma bela mensagem de paz e música gospel com a cantora angrense Elaine Castro e participação de Ana Elisa Araújo. Contamos com a participação de todos – finalizou ela,
que coordena o Creas mais estruturado do Brasil.
O vice-presidente da associação de moradores do Campo Belo, Sérgio Ricardo, e o pastor Marcélio Rocha marcaram presença.
Mobilizando o Campo Belo contra a violência
Reunião na comunidade mobiliza moradores para a Campanha contra a Violência Intrafamiliar