Dando continuidade às comemorações em homenagem às mulheres, a Subsecretaria de Esporte e Lazer de Angra dos Reis realizou nessa quarta-feira, 11, um evento com várias atividades direcionadas ao público feminino. Mulheres de todas as idades compareceram em bom número ao Estádio Municipal e participaram de palestras e atividades físicas.
A ginecologista Almira Zoé deu dicas de saúde em sua palestra “Saúde da Mulher”. A médica falou sobre problemas que afligem as mulheres, como o câncer de mama. – uma em cada 13 mulheres terão câncer de mama – alertou. Ela ressaltou a importância da prevenção, dando dicas como a do autoexame, que, como o próprio nome diz, a mulher pode fazer sozinha, com movimentos circulares das mãos, apalpando a mama com os dedos para detectar a presença de caroços. A médica sugere que o exame seja feito, preferencialmente, durante o banho.
Em seguida foi a vez de o professor Cadena dar sua aula de tai chi chuan. O mestre ensinou movimentos suaves, adaptados para as mulheres de diferentes idades. O tai chi é considerado um estilo de arte marcial e também uma forma de meditação em movimento. – A meditação oriental tem sido cada vez mais usada para auxiliar no tratamento de diversas patologias – destacou Cadena, falando sobre a importância desta arte.
O evento contou com uma palestra de representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que falaram sobre violência doméstica e como funciona a Lei Maria da Penha. As palestrantes ressaltaram que a lei defende as mulheres não só da violência física, mas também da violência verbal, como ofensas e xingamentos, e também da violência patrimonial, situações em que as mulheres têm seus bens destruídos. Elas destacaram que, hoje, Angra dos Reis é referência em ação social no Brasil, por causa de projetos que ajudam mulheres e jovens. O Creas também tem projetos voltados para crianças, adolescentes e idosos.
Como não poderia faltar, a consultora de estética e representante da Racco, Lúcia Dutra, deu várias dicas de beleza, cuidados com a pele e produtos de estética. Houve sorteio de limpeza de pele, hidratação capilar e outros serviços de salão de beleza, além de diversos brindes. O público também participou de atividades como teatro e dança de salão.
O evento fez parte do Projeto de Ação Corporal (PAC), desenvolvido pela Subsecretaria de Esporte e Lazer, que inclui atividades como ginástica, caminhada, hidroginástica, caratê, etc. O subsecretário Hudson Viana esteve presente. O encerramento foi um coquetel com a participação de todos.