Das 13 canções classificadas para a grande final do 13º Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande, três são de artistas de Angra dos Reis. As outras são de cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Minas Gerais, Pernambuco e Amapá. O resultado foi divulgado nessa madrugada, terceira noite do festival. Os classificados irão se apresentar novamente na semana que vem, no Abraão, Ilha Grande. Nana Caymmi e Geraldo Azevedo serão as principais atrações, nos dias 19 e 20, respectivamente.
A noite começou com a apresentação do terceiro grupo de 12 canções semifinalistas. Mais uma vez, houve muito equilíbrio entre os concorrentes. O destaque da noite foi o angrense Luiz Augusto Rodrigues, com sua Tempo de eleição, um samba-de-breque irreverente, lembrando antigos sambas paulistanos. O cantor ganhou o público de imediato, com direito às tradicionais paradinhas com diálogos – característica do estilo –, em sua interpretação. Foi o mais aplaudido da noite. O capoeira, de Dimi Zunquê, outra das canções classificadas, também mexeu com o público. A noite teve o maior número de canções classificadas: foram seis no total.
Depois da apresentação das canções concorrentes, foi a vez de Octávio Scapin dar seu show. O músico, nascido em Angra e que atualmente mora em Goiânia, apresentou canções próprias que fazem parte de seu primeiro CD, Cones de chocolate, de 2006. O cantor já havia participado de outras edições do Festival de Música e Ecologia, abrindo o show para Zélia Duncan em 2007. Octávio se prepara para lançar seu segundo CD, Nunca converse com estranhos, em setembro deste ano, e incluiu algumas das composições em seu show.
– Não gosto de rótulos, mas as pessoas costumam classificar minha música como MPB – disse o artista.
Por volta da meia-noite começou o show de Luiz Ferrar. Bastante performático e carismático, o cantor trocou de figurino várias vezes no palco e embalou o fim da noite com canções de Cazuza, Jorge Benjor, Caetano Veloso e outros grandes nomes da música brasileira. No fim do show, o público pediu bis, que foi prontamente atendido.
No final da noite foi apresentada a relação das classificadas, para alegria de uns e tristeza de outros. A festa continua semana que vem na Ilha Grande. Na segunda etapa, no Abraão, o show da noite de sexta-feira, 19, ficará a cargo da brilhante Nana Caymmi e será encerrado pelo forró do Trio Juazeiro.
No sábado, dia da apresentação das 13 canções finalistas do festival, a noite será comandada pelo cantor pernambucano Geraldo Azevedo e finalizada com o forró arretado do grupo Pimenta-do-reino.
O festival se encerra na noite de domingo, dia 21, com a Violada Caiçara feita pelos músicos do Abraão, um momento imperdível.
RELAÇÃO DOS CLASSIFICADOS PARA A FINAL
Tema Livre
Só nós dois outra vez - Edinho Nascimento / Márcio Monteiro / Marcos Monteiro. Rio de Janeiro
Girou febril - Rodrigo Londero / Gustavo Dell‘Aqua. São Paulo.
Cantador – Fabrício dos Anjos – Pará
Se essa rua – Demétrius Lulo – Wagner Barbosa – São Paulo
Embolada sertaneja – Bilora – Minas Gerais
Boneca de luxo – Marcus Lima / Elisa Lucinda – Rio de Janeiro
O capoeira – Dimi Zunquê – São Paulo
Tempo de eleição – Luiz Augusto Rodrigues – Angra dos Reis
O amor – Élio Camalle – São Paulo
Volta pra casa – José Manoel Casa – Pernambuco
Tema Ecologia
Rio do choro – José Anchieta – Angra dos Reis
Santuário – José Carlos de Oliveira – Angra dos Reis
A força que vem das águas – Raimundo Chermont / Ana Alves - Amapá
Programação da segunda etapa do 13º Festival de Música e Ecologia
19/06/09
22h - Nana Caymmi
0h0 - Trio Juazeiro
20/06/09
20h - Apresentação das 10 músicas finalistas de Tema Livre e 3 finalistas de Tema Ecologia
22h30 - Geraldo Azevedo
0h00 - Forró com Pimenta-do-reino
21/06/09
20h – Violada Caiçara