Mais uma atração cultural está tomando conta do Centro de Angra. É o projeto Noites Angrenses, da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar), que leva música, teatro, dança e exposições de artes plásticas e artesanato toda sexta e sábado para a Praça do Porto. No último sábado, o público curtiu uma peça teatral dos Palhaçologistas, a voz e o violão de Nízio Lopes e o blues da Delta Blues Band. Todos artistas angrenses.
Bruno dos Anjos e Silvana Libório eram Teca e Empadinha, Os Palhaçologistas, dois palhaços que fizeram a alegria de crianças e adultos arrancando risadas da plateia na peça “Quem ri por último...” Enquanto isso, o público pôde ver alguns quadros do acervo da Cultuar, expostos no local.
A noite de frio agradável fez com que o público se mantivesse no local para as atrações seguintes. Nízio Lopes foi o primeiro a subir no palco e, com uma belíssima apresentação de voz e violão, mostrou todo o seu talento e ecletismo, passeando pela MPB de Djavan e Zé Ramalho, pelo rock de Legião Urbana e Ira!, o Axé de Ivete Sangalo e Banda Eva, o pagode do Exaltasamba e Só Pra Contrariar, além de outros estilos.
Encerrando a noite, foi a vez da Delta Blues Band que, como o nome já diz, tocou o melhor do ritmo criado pelos negros americanos que ganhou o mundo.
A previsão da Cultuar é de que o projeto continue até dezembro. O Noites Angrenses foi desenvolvido para suprir a demanda por atividades culturais nas noites de sexta e sábado no Centro de Angra dos Reis. O objetivo, segundo o presidente da Cultuar, Roberto Peixoto, é oferecer à população da cidade e turistas atividades culturais e entretenimento no período noturno, durante os finais de semana, e com isso aumentar a taxa de permanência na cidade e o fluxo de turistas no Centro Histórico de Angra; e estimular a produção artística e cultural da cidade, através do incentivo e contratação de artistas locais.
Devido ao tradicional Arraiá da Cidade, que será realizado de 29 de julho a 2 de agosto, também pela Cultuar, o Noites Angrenses será interrompido nas próximas semanas, retornando ainda em agosto.