O prefeito eleito, Artur Otávio Scapin Jordão Costa, o Tuca Jordão, acompanhado do seu vice-prefeito, vereador Essiomar Gomes, anunciou na segunda-feira, 1°, no auditório do Centro de Estudos Ambientais (CEA), os nomes dos secretários que farão parte do seu governo. Na ocasião ele falou também sobre a redução do número de secretarias e o corte de 21% nos cargos comissionados. A mensagem de reforma administrativa foi enviada pelo Prefeito Fernando Jordão à Câmara e já foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Foram suprimidas as secretarias de Pesca, Agricultura, Esportes e Lazer, Integração Governamental, Habitação e Serviços Públicos, Saúde e o Gabinete do Prefeito.
-Teremos uma economia de R$5,6 milhões com a reestruturação administrativa. Nos três primeiros meses de governo vamos traçar diretrizes para a utilização dos recursos para os próximos quatro anos. No entanto sabemos que a máquina administrativa não é estática e que talvez tenhamos que fazer correções - falou Tuca Jordão.
Alguns secretários que fazem parte do Governo Fernando Jordão foram mantidos à frente das mesmas pastas. O secretário de Obras, Leonardo Corrêa, a secretária de Ação Social Célia Jordão, o controlador-Geral, José Jorge Ribeiro e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Tabet. O secretário Roberto Peixoto assume a Secretaria de Fazenda, com a extinção da sua Secretaria de Integração Governamental. O atual secretário de Administração, Carlos Renato Pereira Gonçalves, assume a AngraPrevi, Instituto Municipal de Previdência de Angra dos Reis, que cuidará do regime previdenciário. A criação do Instituto foi um compromisso assumido do novo prefeito com o servidor durante a campanha eleitoral
Os nomes que compõem o governo de transição serão secretários do Governo Tuca Jordão. O atual secretário de Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, assume a nova Secretaria de Governo e Defesa Civil. Marcus Veníssius Barbosa, que atuou na campanha de Tuca Jordão, assume a TurisAngra. José Eugênio Sayegh, empresário, estará à frente da nova Secretaria de Administração e Desenvolvimento de Pessoal. Já Alexandre Tabet, que também é empresário, assume a recém criada Secretaria de Atividades Econômicas, que abrigará a Pesca e a Agricultura.
A Secretaria de Saúde passa a ser abrigada pela Fusar, que terá à frente Adilson Bernardo. E a Esportes e Lazer fará parte da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. A nova secretária é Luciane Rabha. O SAAE continua sob o comando de Carlos Alberto Marcatti. Dois nomes ainda não foram divulgados por Tuca do Jordão: do Procurador-Geral do Município, e do Presidente da Cultuar. Ele solicitou alguns dias para anunciá-los.
- O presidente da Cultuar, tal como fez o prefeito Fernando Jordão, será escolhido dentre os 3 nomes que me serão apresentados pelo Conselho Municipal de Cultura. Acredito que com essa nova estrutura estaremos atendendo as necessidades de trabalho dessa primeira etapa de meu Governo. Estou agradecido pelo apoio que recebi dos vereadores nessa matéria que precisava ser apreciada e aprovada ainda nessa legislatura para que já em primeiro de janeiro possamos começar a trabalhar a pleno vapor. Tenho a obrigação de retribuir o que a população me deu no pleito eleitoral, - disse Tuca Jordão.