Novos prazos para o IPTU de Angra

Imposto fica 1,31% mais barato devido à queda do IGP-M

Quarta-Feira, 20/01/2010 | .

O envio dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) havia sido adiado, em função das fortes chuvas que atingiram a cidade na virada do ano.

Segundo o secretário de Fazenda, Jorge Irineu, os carnês serão enviados a partir do dia 25 de janeiro. “Mas já está disponível aos contribuintes interessados em uma via no Setor de Cadastro Imobiliário”, diz.  Ele também lembra que, no site da Prefeitura (www.angra.rj.gov.br), é possível obter o boleto, além da realização de outros serviços.

A cota única terá duas datas, com diferentes descontos. Quem pagar até o dia 1º de março, com 15%, e até 10 de março com 7% de desconto. O pagamento parcelado será feito no período de março a dezembro. A base de contribuintes na cidade, segundo o secretário de Fazenda, é de 69.341 pessoas.

Os imóveis que foram interditados e que não puderem ser novamente habitados, e aqueles que foram demolidos, deverão procurar a Prefeitura para ter a isenção do valor do IPTU, segundo o secretário de Fazenda.”As fortes chuvas acabaram acontecendo exatamente no início do período gerador do imposto, que foi o dia 1º de janeiro”, disse.

Jorge Irineu explicou que os moradores que estão com seus imóveis temporariamente interditados deverão aguardar a posição definitiva dos órgãos competentes e novas informações da secretaria de Fazenda.

O IPTU de Angra dos Reis é indexado pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), que em 2009 acumulou uma baixa de 1,31%. “Isso significa que todos os carnês virão para o contribuinte com uma deflação de 1,31%”, afirmou o secretário. A secretaria de Fazenda informa que há dois telefones para o público tirar dúvidas sobre o imposto. São 3377-7702 e 3377-7712.

Secretarias relacionadas: