Em busca de mais saúde, bem-estar, alegria e novas amizades, cerca de 3 mil pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos estão participando dos projetos esportivos gratuitos e de inclusão social oferecidos pela Prefeitura de Angra., através de escolinhas de esportes voltadas para crianças e jovens (PEC) e projetos esportivos voltados para adultos e idosos (PAC).
Os projetos PEC (Projeto Esportes para crianças) e o PAC (Projeto Ação Corporal ) foram criados há 2 anos pelo governo municipal e já passaram por eles milhares de pessoas. Através deles, a Prefeitura de Angra valoriza a prática de esportes na cidade, oferece lazer para a garotada e incentiva adultos e idosos a se exercitarem e serem mais saudáveis.
Os projetos acontecem em todo o município, em áreas de lazer, praias, quadras esportivas e demais espaços públicos Oferecem futebol society, basquete, vôlei, futsal., ginástica olímpica, handebol, hidroginástica, natação e ginástica localizada.
Nas próximas semanas, a Prefeitura vai inaugurar mais dois pólos esportivos. O primeiro no dia 28 de maio, na Gamboa do Brachuy, oferecendo futebol society, no campo de futebol da comunidade. As inscrições serão feitas no local. O segundo será no dia 5 de junho, no Centro, no Colégio Arthur Vargas, (CEAV), oferecendo natação, para crianças e jovens e hidroginástica para adultos e idosos. As inscrições para os projetos do Centro já estão sendo feitas na sede da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, na Rua Júlio Maria s/nº.
Novos pólos foram recentemente inaugurados agora em maio e estão funcionando a todo vapor como os pólos de Jacuacanga e os do Abraão (Ilha Grande). Em Jacuecanga, as escolinhas de esportes funcionam no GDV (Grêmio Desportivo Verolme) oferecendo natação, hidroginástica e futebol society. A escolinha de basquete está sendo realizada na quadra do BNH e a de futebol society no Village. As inscrições em Jacuecanga são feitas na sede da Subprefeitura. No Abraão, os moradores ganharam uma escolinha de futebol e de vôlei.
Jovens e adultos do Centro também ganharam uma nova modalidade: a ginástica localizada que está funcionando na Praia do Anil. No Camorim Grande foi iniciada também em maio, a escolinha de futebol de campo.
Os projetos criados pela Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, são dirigidos pelo Subsecretário de Esportes, Jorge Eduardo Rabha e coordenados por Fabiano Delgado. E toda a equipe de esportes da Secretaria está empenhada no sucesso dos projetos, como os professores e orientadores . O Secretário de Cultura, Marcus Veníssius garante que mais escolinhas serão criadas atendendo as demandas das comunidades.
O PEC e o PAC funcionam no Centro, Balneário, Belém Boa Vista, Bracuí, Camorim Pequeno, Camorim Grande, Campo Belo, Nova Angra, Japuíba, Frade, Garatucaia, Jacuecanga, Marinas, Morro da Cruz, Monsuaba, Perequê, Sapinhatuba I, Monte Castelo, Sapinhatuba III, Vila Histórica, Vila Nova. Areal, Parque das Palmeiras, Costeirina, Praia da Enseada, Abraão, Gamboa do Belém e Gamboa do Brachuy.
As inscrições para todas as modalidades de esportes podem ser feitas no local das aulas. Maiores informações podem ser adquiridas na sede da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos.
Os projetos esportivos realizados no CEAV foram conseguidos através de parceria entre os governo Estadual e o Municipal. Em Jacuecanga, a Prefeitura também fez parceria com o Grêmio Desportivo Verolme para desenvolver os projetos na sede do clube.