O "Amigo da Criança" retorna às escolas

O programa da Defesa Civil é preventivo e tem como público-alvo as crianças e adolescentes das escolas

Quinta-Feira, 04/03/2010 | .

A Defesa Civil Municipal está ampliando a grade com os temas que são abordados durante as palestras do Programa Amigo da Criança. O projeto, mantido pela Secretaria de Governo e Defesa Civil há 13 anos, em parceria com a Secretaria de Educação, retorna agora em março com a inclusão de alguns novos temas preventivos. Normalmente os programas se  reiniciam num período de normalidade (abril a novembro), por ter um menor número de ocorrências no município em função da diminuição das chuvas, mas por solicitação de algumas diretoras, o início do programa foi adiantado.
O Programa Amigo da Criança faz parte das ações permanentes preventivas desenvolvidas pela Defesa Civil e tem como público-alvo as crianças do Ensino Fundamental, 1º e 2º segmentos, e Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e particulares.  Os primeiros alunos a serem contemplados são os da Escola Municipal Alexina Lowndes, no Bonfim, na terça-feira, 9 de março.
Durante as palestras, com duração de uma hora, a Defesa Civil fala às turmas sobre as quatro fases de atuação do órgão: Prevenção de desastres; Preparação para emergências e Desastres; Resposta aos desastres; Reconstrução.
Nessas fases são explicadas as medidas que devem ser tomadas para se evitar ou minimizar desastres (deslizamentos, alagamentos, acidentes pessoais, afogamentos, etc.), preservação do meio ambiente, preservação do patrimônio público, como escola, praças, etc.
As drogas não ficam de fora das discussões. Os palestrantes fazem abordagens diretas falando sobre os cuidados necessários para que eles não entrem no caminho das drogas. As palestras, que são ministradas pelos agentes da Defesa Civil, são específicas, de acordo com as idades dos alunos.
Neste ano, em razão das chuvas que ocorreram em 1° de janeiro e que ocasionaram uma tragédia no município com mortes, deslizamentos e enchentes, a Defesa Civil intensificará ainda mais a “prevenção”, focando esse período específico. O objetivo, como também nos outros temas, é despertar a consciência na criança e no jovem em função da preservação ambiental, levando-se em conta pequenos cuidados diários, como: não jogar lixo nas encostas, ruas, bueiros e rios; não desmatar; buscar orientação técnica antes de iniciar uma construção, dentre outros.
 As instituições de ensino que estiverem interessadas no programa podem entrar em contato com a Coordenação de Relações Públicas da Defesa Civil, pelo telefone: 3377-7869 ou pelo e-mail: sdc.crp@angra.rj.gov.br,  para que sejam agendadas as palestras de 2010.

Secretarias relacionadas: