A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, promoveu nesta quarta-feira, dia 11, uma oficina de educação ambiental com alunos da rede municipal de ensino. A atividade foi realizada na Escola Municipal Prefeito Francisco P. Rocha, no Morro da Cruz, e fez parte da programação do III Encontro de Educadores Ambientais da Costa Verde, que começou na segunda-feira, dia 9, e vai até quinta-feira, dia 12. O encontro visa criar, por meio da educação ambiental, a conscientização para a preservação do patrimônio natural da região da Costa Verde.
A oficina foi coordenada por representantes do Coletivo Jovem do Rio de Janeiro, programa ligado aos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, que divulga práticas voltadas para a sustentabilidade e capacita agentes multiplicadores na área. A finalidade da oficina foi a formação de Com-Vida, que são Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida responsáveis por atuar nos temas relacionados em suas respectivas regiões.
Os alunos discutiram sobre educação ambiental e qualidade de vida. Eles assistiram ao vídeo chamado “A história das coisas”, que fala sobre a cadeia de produção dos bens de consumo, o consumismo estimulado pela sociedade atual e como todo esse sistema contribui para a degradação de nosso planeta. O vídeo apresenta dados impressionantes, principalmente sobre a sociedade americana: os Estados Unidos possuem 5% da população mundial, no entanto utilizam 30% dos recursos naturais de todo planeta em seu processo produtivo; atualmente, o consumidor médio americano consome o dobro do que era consumido há 50 anos, sendo que 99% do que é consumido vai para o lixo em seis meses. Ou seja, consome-se muito além do que se precisa.
A partir daí, foram discutidas propostas de mudanças, por meio de um consumo consciente rumo à sustentabilidade. Os alunos participaram de uma dinâmica onde elaboraram medidas simples que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade. Coisas como reativação das hortas escolares, mais palestras sobre educação ambiental, aulas de reciclagem etc.
Quem quiser fazer parte de um Coletivo Jovem ou integrar um Com-Vida pode obter mais informações através do site http://www.cjriodejaneiro.ning.com/.
– É só entrar em contato conosco. O importante é ter força de vontade e ser engajado, ter vontade de mudar e acreditar que pode fazer uma cidade mais sustentável – disse Renata Villaça, do Coletivo Jovem do Rio de Janeiro.
Ainda na quarta-feira, constam na programação do III Encontro de Educadores Ambientais da Costa Verde as palestras “Materiais didáticos e experiências lúdicas como recursos educativos para a educação ambiental”, “A horta como recurso para a educação ambiental” e “Técnicas de reaproveitamento de latas de flanders”, todas no Shopping Piratas, e “Educação ambiental no Esec Tamoios”, no CEA; na quinta-feira, dia 12, haverá mais uma palestra “Formação de Com-Vida, na Escola Municipal Prefeito Francisco P. Rocha, no Morro da Cruz, atividades de campo no Manguezal do Ariró e diversas atividades no CEA, das 9h às 17h. A programação será encerrada com a mesa-redonda “Ações antrópicas em ecossistemas costeiros”, no CEA, às 18h30.