Através do Programa Comunidades de Angra, moradores do Morro da Carioca, Morro do Tatu, Monte Castelo e adjacências vêm tendo boas oportunidades de qualificação. Diversas oficinas de artesanato estão sendo oferecidas pela Secretaria de Ação Social. A iniciativa atende a solicitações dos próprios moradores, feitas nas reuniões do Comunidades de Angra. As reuniões fazem parte da fase de planejamento, quando agentes do programa visitam a comunidade, mas as ações do programa são contínuas nas comunidades já visitadas.
Há oficinas de artesanato em feltro, em jornal, biscuit, bonecas, crochê, fuxico, papel-machê e EVA, uma técnica que utiliza como material um tipo de borracha não-tóxica feita de etil, vinil e acetato. A partir do mês que vem também será oferecida a oficina de pintura em tecido, no Morro do Carmo. As oficinas são de duas aulas, cada aula com duas horas de duração. Semanalmente são abertas novas turmas, com no máximo 20 alunos.
– A prioridade é para os moradores das localidades, mas outras pessoas também podem se inscrever, de acordo com a disponibilidade de vagas – explicou Luciene Rabha, gerente do Comunidades de Angra.
Os interessados devem entrar em contato com o Programa Comunidades de Angra pelo telefone 3368-5158, ou com representantes dos comitês comunitários, para obterem a ficha de inscrição. As oficinas são oferecidas gratuitamente nas associações de moradores. Aproximadamente 120 pessoas já participaram das oficinas desde que elas começaram, em março deste ano.
– Muitas dessas pessoas já estão vendendo seus artesanatos – disse Luciene Rabha, que adiantou que em setembro, na Praça do Mercado, será feita uma exposição com o material produzido pelas comunidades.
Atualmente o Programa Comunidades de Angra está no Morro do Santo Antônio. As reuniões são realizadas às terças-feiras, 19h. A oitava das 10 reuniões aconteceu no último dia 14.