A primeira reunião da Campanha contra a Violência Intrafamiliar da Secretaria de Ação Social foi realizada na quinta-feira, 13, no Corpo de Bombeiros, no Balneário. O evento faz parte da mobilização, que a prefeitura está realizando para lutar contra a violência que acontece dentro do seio das famílias contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
Na ocasião estiveram presentes representantes de diversos segmentos dos bairros do Balneário e Parque das Palmeiras, dentre eles, escolas públicas e particulares, creche municipal, secretarias municipais, Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), estabelecimentos comerciais, conselhos municipais de saúde e direitos da criança, Associação de Aposentados e Pensionistas, imprensa, igrejas, ABC entre outros convidados, que puderam assistir à exposição da importância do trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), situado no Parque das Palmeiras, que atende mulheres, crianças, adolescentes e idosos que tiveram seus direitos violados, causados, na maioria das vezes, por violência dentro das próprias casas.
A estagiária de Psicologia do Creas, Jamily dos Anjos, foi quem deu a palestra, que se estenderá, nos meses de agosto, setembro e outubro, a outros bairros do município, visando alcançar o maior número possível de pessoas conscientizadas quanto à violência silenciosa, como é chamada a intrafamiliar. Cerca de 65 palestras serão realizadas no município de Angra dos Reis durante esses meses, indo até o dia 8 de outubro, quando será realizada uma grande passeata, com previsão da participação de mais de 5 mil pessoas.
– Precisamos ter forças para lutar por essa causa, e cada um deve fazer a sua parte. A nossa vida não pode ser medíocre e não podemos viver apenas em função de nós mesmos. Devemos nos preocupar com o bem-estar do outro – frisou a assessora da secretária Célia Jordão, Celina Figueiredo, que distribuiu botoms, panfletos e cartazes para todos os presentes.
Quem desejar levar a palestra para sua comunidade, igreja, escola, associação ou qualquer outro lugar, poderá contactar a Secretaria de Ação Social pelo telefone (24) 3368-7319. Para denunciar qualquer violência, os números são: 166ª DP - (24) 33650027, Creas - (24) 33655167, Conselho Tutelar - (24) 33656452 / 99623382.
Dados de atendimentos do Creas
De acordo com os números apresentados pelo Creas, nos primeiros seis meses de 2009 surgiram 291 casos novos de violência dentro de casa. Em 2007, durante todo o ano foram 296, e em 2008, 496.
Palestra contra a violência intrafamiliar
Prefeitura realiza primeira palestra com representantes de segmentos do Balneário e Parque das Palmeiras