Representantes da Defesa Civil municipal e da Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura de Angra dos Reis participaram nesta sexta-feira, dia 3, de uma palestra sobre o Plano de Emergência Externo da Central Nuclear, da Eletronuclear. A palestra foi realizada no Espaço Cultural da Eletronuclear e ministrada pela Equipe de Comunicação Social do Plano de Emergência Externo da Central Nuclear (EqCom – PEE). Direcionada aos profissionais de imprensa de Angra, o objetivo da palestra foi apresentar o trabalho que está sendo iniciado pela EqCom para conscientizar a população sobre o funcionamento das usinas e sobre os procedimentos que devem ser adotados em eventos de emergência.
– Estamos apresentando este trabalho aos profissionais de imprensa para que eles nos ajudem, para que contribuam dando sugestões e ideias. Porque a imprensa é a principal ferramenta de relação com a sociedade. A imprensa é a voz da sociedade e queremos tê-la como parceira na divulgação – disse Marco Antônio Alves, coordenador da EqCom.
A EqCom foi formada em 2009 e reúne profissionais de comunicação das entidades que compõem o plano de emergência nuclear: Prefeitura de Angra dos Reis, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério de Minas e Energia e Governo do Estado do Rio de Janeiro. Da prefeitura, fazem parte da EqCom Francisco Corrêa Júdice e Liliane Maria Cabral, ambos da Defesa Civil do município.
A equipe se reúne quinzenalmente para elaborar e gerenciar diversas ações no âmbito da comunicação, como visitas guiadas às usinas, palestras, publicação de materiais informativos diversos adequados à linguagem de diferentes públicos, participações em feiras comunitárias e eventos etc. Durante a palestra e no material informativo da equipe, Marco Antônio Alves destacou a parceria com a Prefeitura de Angra na Feira da Ação e Cidadania, evento da Secretaria de Ação Social. Através da feira, a equipe realiza um trabalho informativo com foco na prestação de serviços, conscientizando, por exemplo, sobre o consumo racional de energia.
No dia 23 de setembro, em Angra, será realizado o Exercício Parcial de Resposta a Emergência Nuclear (Expar/2010) para testar a eficácia da cadeia de comunicações do Plano de Emergência Externo da Central Nuclear.