Para mostrar a importância dos municípios terem um Aterro Controlado para tratar o lixo produzido pela população, como o construído pelo atual governo municipal em Angra; para lembrar que todos devem acondicionado o lixo e colocá-lo nos locais e horários corretos para ser levado pelo caminhão da coleta; para incentivar que a população comece a separar o lixo descartável para depositá-lo nos “Eco Pontos” (locais que serão destinados aos lixos recicláveis); e para reafirmar a necessidade de manter encostas , rios e mares livres de lixos; a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma palestra no Clube Esportivo do Frade na tarde do dia 22 de março.
A palestra realizada em parceria com a Carlos Borges Associação de Cultura e Lazer fez parte das atividades comemorativas ao Dia Mundial das Águas. Contou com as presenças do Gerente Executivo do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Carlos Albertto Marcatti, do Subcoordenador de Normatização e Controle da Subsecretaria de Meio Ambiente, Fábio Jordão e da representante da Associação Cultural, Beatriz Borges.
Segundo Beatriz, a Associação de Cultura e Lazer vem disponibilizando para a comunidade do Frade, principalmente para os jovens, diversas oficinas gratuitas de arte e reciclagem e apóia todo tipo de evento na localidade que tenha como intuito a preservação do meio ambiente e conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
A platéia estava repleta de alunos das Escolas Municipais Antônio Dias Lima, Cacique Cunhambebe e de diversos moradores que aprenderam um pouco mais com o palestrador Fábio Jordão, sobre a necessidade de cuidar direito do lixo para que ele não venha a poluir os rios, praias e o lençol freático, garantindo assim água de boa qualidade para todos.
Fábio lembrou que o caminhão da coleta passa nas ruas do bairro todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 8 horas e que todos devem colaborar para deixar o lixo de suas residências e estabelecimentos comerciais em sacos bem fechados, pelo menos, por meia hora antes da passagem do caminhão. Ele explicou que se colocarem o lixo antes, há o risco de que eles sejam espalhados por animais.
Durante a palestra Fábio explicou a necessidade de se reduzir, reutilizar e reciclar todo o lixo possível. Ele revelou que brevemente a Prefeitura irá reiniciar a coleta seletiva de lixo e ficou feliz de ver na platéia o Senhor Geraldo que segundo ele é um catador antigo na localidade e por isto mesmo grande amigo do meio ambiente. Ele os apresentou para a garotada e solicitou que elas passem a colaborar entregando garrafas de pets, latas, papel, metal e todo o tipo de lixo reciclável para o Sr, Geraldo, “porque estarão ajudando a ele comercialmente e a o meio ambiente tornando o Frade mais bonito e limpo”.
Aproveitando a oportunidade, a Prefeitura de Angra enviou para o local, o Gerente Executivo do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto- Carlos Alberto Marcatti, que falou sobre as obras de abastecimento de água e esgoto que o governo municipal realizou recentemente no local e as previstas para serem realizadas brevemente. Anunciou que a Prefeitura vai implantar um grande Plano Municipal de Saneamento, o Saneangra, que vai beneficiar o Frade e todos os demais bairros, inclusive as ilhas com estações de tratamento de esgoto, novas redes de abastecimento e de tratamento de água.
Marcatti também esclareceu para os moradores diversas dúvidas que eles tinham em relação ao saneamento do Frade, ouviu as reivindicações sobre a balneabilidade da água do mar, abastecimento de água no Morro da Pedreira e demais problemas da rede de esgoto. Marcatti garantiu que a Prefeitura de Angra mesmo antes de implantar o Plano de Saneamemto irá resolver parte dos problemas com as obras que já estão em andamento de finalização das estações de tratamento de esgoto e com novas medidas que vão modificar o abastecimento de água.