Desde o dia 29 de setembro está acontecendo uma série de palestras que antecede o Exercício Geral de Resposta a Emergência Nuclear, que acontecerá na quinta-feira, 22. Estão sendo apresentadas 11 palestras que acontecem toda terça, quarta e quinta- feiras até 15 de outubro, nas comunidades que estão num raio de cinco quilômetros das usinas, e também no Ciep Belém que se torna abrigo para os moradores dessas localidades numa situação emergencial.
O intuito das palestras e esclarecer os moradores das comunidades que estão localizadas no entorno da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, que abriga duas usinas nucleares, sobre os procedimentos do Exercício Geral de Resposta a Emergência Nuclear.
Uma novidade no planejamento do exercício de 2009 é a inclusão de alunos que frequentam as escolas municipais de educação especial: auditivos, visuais e altas habilidades. Quatrocentos e dez alunos serão atendidos por esta ação. As unidades de ensino Escola Municipal de Educação de Surdos, Unidade de Trabalho Diferenciado (autistas e altas habilidades) e Escola Municipal de Deficientes Visuais-CAP, atendem da creche ao 9º ano.
Esta iniciativa foi tomada pela Equipe de Comunicação Social para o Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear (Copren/AR). Os órgãos envolvidos são: Secretaria de Governo e Defesa Civil de Angra dos Reis, Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e Eletrobrás Termonuclear S. A. (ETN). A equipe se reúne semanalmente para deliberar ações para a campanha de esclarecimento à população.
Os encontros com as comunidades são programados dentro do plano de emergência para fortalecer a campanha de esclarecimento sobre os procedimentos usados durante o exercício geral que se realiza de dois em dois anos. Dentro ainda do plano acontecem diversos testes, entre eles, o das sirenes, todo dia 10 de cada mês, às 10h. As palestras nas comunidades estão sendo ministradas pelos representantes destes órgãos.
Programação das palestras
13/10/2009, 3ª feira, 19h, E. M. Tânia Rita Oliveira (Ciep Belém)
14/10/2009, 4ª feira, 10h, Escola Municipal de Deficientes Visuais-CAP, Texaco, Centro
14/10/2009, 4ª feira, 15h, Unidade de Trabalho Diferenciado (autistas e altas habilidades), R. Milton Basílio, 270, Parque das Palmeiras
15/10/2009, 5ª feira, 14h, Escola Municipal de Educação de Surdos, Rua da Conceição, Centro
15/10/2009, 5ª feira, 19h, Ciep 495-Guignard, Parque Mambucaba