Mais uma vez ficou comprovado o ditado que diz que “a união faz a força”. A Prefeitura, o Estaleiro BrasFels e a Marina Verolme se mobilizaram, por solicitação do vereador Aguilar Ribeiro, e conseguiram reabrir a empresa de montagem naval Sebras, em Jacuecanga. A Sebras, de propriedade de Diego Santoro Silva, já tem um contrato para fabricar 360 toneladas de aço, encomenda feita pelo BrasFels para suprir a construção da P-56, em andamento no estaleiro. A empresa terá trabalho por pelo menos seis meses, gerando em torno de 50 empregos.
Uma cerimônia foi realizada na terça-feira, 13, na sede da empresa, para comemorar a reabertura da Sebras com a assinatura do primeiro contrato de trabalho. O secretário de Atividades Econômicas Alexandre Tabet, representando o prefeito Tuca Jordão, o vereador Aguilar Ribeiro, o presidente do BrasFels Eduardo Nunez, o gerente da Marina Verolme Paulo Fabiano e o ex-prefeito Fernando Jordão, entre tantos outros, estiveram presentes para testemunhar a retomada das atividades da empresa, paralisadas em 2007.
O estaleiro Sebras foi aberto em 2000 por Sebastião Braga de Souza e já chegou a gerar 1.600 postos de trabalho em suas oficinas de montagem, jateamento e pintura. O estaleiro ainda tem um escola técnica de treinamento profissional.
-Nestes momentos é que a gente percebe o quanto é importante um trabalho em equipe. E é essa a tônica do nosso governo, um trabalho em parceria que objetive, especialmente, a criação e a manutenção dos empregos da nossa população-falou o secretário de Atividades Econômicas Alexandre Tabet.
Para que essa parceria desse certo, precisou-se, principalmente, de determinação. O processo para negociar as dívidas com os fornecedores começou no ano passado.
-No começo de 2008, aventou-se a possibilidade de reabrirmos essa empresa. E por que não reabri-la? Por força do nosso cronograma de trabalho, chegamos à conclusão de que, para o estaleiro, ela seria mais viável do que contratarmos os serviços de uma empresa de fora. Ela poderia fornecer as pequenas estruturas para as nossas obras. Eu diria que as coisas não se fazem sozinhas. A parceria e a equipe constroem grandes obras-falou o presidente do estaleiro Eduardo Nunez.
A celebração do contrato foi comemorada por todos, principalmente pelos trabalhadores, representados pelo vereador Aguilar Ribeiro, articulador deste processo.
-Todos entenderam a nossa preocupação e o Eduardo, Fernando Jordão e o Paulo foram peças importantes nessa engrenagem. E é esta a nossa obrigação, criar oportunidades de trabalho para a nossa população. Este dia é muito importante para todos nós por salvarmos muitos empregos-disse o vereador Aguilar.
Fernando Jordão, que participou deste processo enquanto prefeito, lembrou que a retomada das atividades é um investimento no cidadão angrense.
-Tanto o Sebastião como o Diego são angrenses que investem na nossa cidade. Temos que valorizar essas iniciativas. Todos passam por dificuldades no trabalho, e devemos superá-las com determinação e perseverança. Hoje, celebramos aqui mais uma conquista dos metalúrgicos angrenses-frisou Fernando Jordão.