Na manhã do dia 13, no casarão sede do IEF - Instituto Estadual de Florestas - no Abraão, Ilha Grande, a Prefeitura de Angra participou da entrega do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande para moradores e entidades presentes. A entrega foi feita pela empresa Vale e o Consig – Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande.
O Plano começou a ser elaborado há 2 anos. Contou com as participações da Prefeitura de Angra dos Reis, Governo do Estado e cerca de 500 pessoas, entre moradores de todas as praias da ilha e representantes de ONGs, poder público e iniciativa privada. As reuniões resultaram em 264 propostas que, depois de estruturadas e consolidadas, deram origem a um plano de ação de 58 projetos, dos quais 23 foram selecionados em uma agenda de alto impacto.
. O Prefeito Fernando Jordão já havia recebido o Plano oficialmente em uma cerimônia que contou com a presença do Governador Sérgio Cabral, realizada no dia 5 de dezembro , no Rio de Janeiro, no Palácio Guanabara.
No Abraão, no ato da entrega, o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Tabet, representou o Prefeito Fernando Jordão. Os secretários de Pesca, Humberto Martins e o de Habitação, Giovanne Fedrizzi, também prestigiaram o evento, além do Subprefeito da Ilha, Roberto Silva Chagas Freitas
_ Uma das metas da Prefeitura de Angra é promover ações sustentáveis para todo o município. Na Ilha Grande, um paraíso que precisa ser preservado, já promovemos na gestão do Prefeito Fernando Jordão importantes ações como o ordenamento da Praia do Aventureiro e parcerias para obras de saneamento em diversas praias, além de contribuir decisivamente para a elaboração deste plano. Nossa meta agora é trabalhar para que este plano saia efetivamente do papel e traga um desenvolvimento ordenado para a região respeitando as tradições e os anseios de todos que aqui moram. Tenho certeza de que a Prefeitura não fugirá deste compromisso- afirmou Ricardo.
O projeto faz parte de uma parceria orçada em R$ 20 milhões em cinco anos. São cinco milhões da Vale e mais quinze milhões parte da prefeitura de Angra dos Reis e dos recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), e também do programa do Ministério do Turismo.
Participaram do evento os representantes do Consig, Valdir Siqueira e Antônio Carlos Lobato; da Agência 21, Márcio Calvão; do IEF – o Administrador do Parque Estadual da Ilha, Gilberto Terra; CODIG- Comitê de Defesa da Ilha Grande- Alexandre Guilherme de Oliveira e Silva; Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (Ceads-Uerj), professor Marcos Bastos; Eco Jornal da Ilha, Nelson Palma; além de representantes de Associações de Moradores da Ilha Grande.