O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, o presidente da Fundação de Saúde (Fusar), Adilson Bernardo, e o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, se reuniram na segunda-feira, dia 27, em uma coletiva com a imprensa local para falar sobre o plano de ação da prefeitura no enfrentamento da Gripe A, também chamada de nova gripe ou gripe suína. O objetivo foi mostrar que, embora não haja muitos casos da doença no município, a Prefeitura de Angra está se preparando e agindo em prol da saúde da população.
A linha de frente da prefeitura é levar informação para a prevenção. Foram impressos 200 mil fôlderes com informações sobre a doença e medidas preventivas. Os fôlderes serão distribuídos em 76 mil domicílios, anexados aos contracheques dos cerca de 6200 servidores municipais e também nas contas de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município.
– Estamos levando informação para o cidadão e falando sobre nossas ações – resumiu o prefeito. De acordo com o plano de ação, 390 agentes, incluindo agentes comunitários, guardas sanitários e agentes de controle de vetores e endemias, irão trabalhar na conscientização das pessoas, distribuindo o material informativo em bancos, bares, restaurantes, residências, lojas, igrejas, associações de moradores, e logradores públicos (rodoviária, barca, cais etc.).
O prefeito e o presidente da Fusar fizeram questão de dizer que não há razão para pânico, que não houve óbitos em razão da nova gripe no município, e reiteraram os números da doença na cidade. Até o momento foram três casos confirmados: duas crianças uruguaias que passavam férias em Angra e já vieram contaminadas, e uma senhora de 39 anos, moradora do Camorim, que contraiu o vírus da filha. Além dos casos confirmados, há mais seis casos com suspeitas e os pacientes estão internados e em observação, sendo três na Santa Casa, dois no Hospital da Costa Verde e um no Hospital da Praia Brava.
– Não há motivos para alarde. Não temos uma epidemia em Angra – reforçou o prefeito.
Serão afixados faixas e cartazes em locais públicos e ônibus, e veiculados anúncios em rádio. O plano de ação ainda inclui palestras em grandes empresas, como Brasfels, Petrobras e Eletronuclear, e em escolas municipais, estaduais e particulares. Sobre as escolas, o prefeito destacou que o ano letivo não será alterado e as aulas começam normalmente nesta segunda-feira, dia 3 de agosto.
Além do trabalho de informação, o município está com sua rede de saúde preparada para receber os pacientes. A Santa Casa disponibilizou uma enfermaria específica com 15 leitos, e as unidades básicas de saúde e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) continuam atendendo normalmente, distribuindo fôlderes e dando orientações. Tuca Jordão disse ainda que, caso haja um grande aumento de casos da nova gripe no município, a prefeitura poderá utilizar contêineres, equipados para atendimento e internação. O registro de preços para a aquisição do material já foi feito. – Estamos nos antecipando a um futuro problema – explicou o prefeito sobre as ações preventivas.
Tuca Jordão destacou que os grandes eventos, como a Fita, a Expo Angra e o Costa Verde Negócios, que estão programados para a partir de outubro, estão mantidos: – Os eventos irão acontecer, mas estão sendo feitos monitoramentos. Se os casos aumentarem, teremos que tomar algumas medidas – disse Tuca. A expectativa, no entanto, é de que os casos diminuam com a mudança de temperatura, que aumenta a partir de setembro.
– O que conta mesmo é a prevenção e a informação. Com informação fica mais fácil evitar a doença – reforçou Adilson Bernardo. O presidente da Fusar destacou que os cuidados com a higiene, como lavar as mãos frequentemente, são fundamentais.
– Não há necessidade de se usar máscara. Ela só vale por três horas. Depois disso, fica úmida e não restringe a passagem do vírus. O que conta mesmo é a higiene – explicou.
A prefeitura também disponibilizou alguns telefones para informar a população. Em caso de dúvidas sobre a doença, o cidadão pode ligar para (24) 3377-7849 / 3368-4149 / 9964-3221 (24 horas).