Diversos plantios de árvores estão sendo organizados no município pela Prefeitura de Angra dos Reis, através da Subsecretaria de Parques e Jardins da Secretaria de Obras, envolvendo alunos das escolas e moradores de diversos bairros, dentro do Projeto Arborização Urbana e Comunitária.
Na primeira semana de junho, durante a comemoração da Semana do Meio Ambiente, foi realizado o plantio de mais de 50 espécies de árvores nativas, em oito localidades: Condomínio Morada do Areal, Posto de Saúde do Areal, canteiro lateral à fiscalização eletrônica Dnit (Campo Belo), Praça Cacique Cunhambebe (Frade), entrada do Shopping Piratas, escolas municipais Nova Perequê, Raul Pompeia (Monsuaba) e Ciep 055 - Pref. João Gregório Galindo (Areal).
Os plantios dentro de áreas verdes de quatro escolas foram feitos com o apoio da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal. Na Nova Perequê os alunos e professores plantaram seis árvores (dois ipês-brancos, dois ipês-amarelos, e duas sibipirunas);no CIEP 055, um ipê-branco, já que a escola possui 32 árvores plantadas; na Raul Pompéia, oito árvores ( três ipês- brancos, três ipês-rosas, um ipê-amarelo e uma siibipiruna).
Na entrada do Shopping Piratas, o plantio foi realizado pela equipe de arborização da Subsecretaria de Parques e Jardins, em parceria com a administração do shopping e com a participação marcante dos alunos da E. M. Antônio Joaquim (Sapinhatuba I). Muito felizes por estarem participando do evento, as crianças plantaram 12 árvores e escolheram nomes para batizá-las. Os seis ipês-brancos receberam os nomes de “Joaquim”, “Criação de Deus”, “Angra”, “Amanda”, “Celina” e “Rosângela”; os dois ipês-rosas foram chamados de “Michele” e “Rosa”; as duas sibipirunas de “Maria” e “Antonio”; e dois paus-brasil batizados como “Samita” e “Juninho”. As doze árvores foram plantadas na entrada do shopping, e as crianças prometeram protegê-las, já que a escola onde estudam fica próxima à área.
Plantios também foram realizados no Posto de Saúde do Areal: quatro árvores (dois mognos e duas quaresmeiras); no canteiro lateral à fiscalização eletrônica , no Campo Belo, as crianças do Ciep do Areal plantaram sete árvores (quatro paus-brasil e três ipês-brancos); e na Praça Cacique Cunhambebe, no Frade, o total de árvores chegou a 17 (oito quaresmeiras, três ipês-de-jardim e seis sennamacrantera), plantadas pela equipe da prefeitura e de uma ONG local.
O prefeito Tuca Jordão explica que a meta da prefeitura com o projeto é intensificar o plantio de árvores em todo o município e incentivar alunos e moradores do bairro a participarem dos plantios e cuidarem das mudas até o crescimento.
Os plantios são feitos de forma planejada, conforme disponibilidade de espaços públicos para arborização e com o uso de espécies nativas adequadas ao local.