Em um momento único na história do combate ao uso do álcool e outras drogas do município de Angra dos Reis, na sexta-feira, 27, o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), com o apoio da Prefeitura de Angra, através da Fundação de Saúde (Fusar) e das secretarias de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, e de Ação Social, realizou o 1º Seminário Regional de Políticas Públicas sobre Álcool e Outras Drogas. O evento foi realizado na igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias e contou com a participação de mais de 250 inscritos.
Durante o evento foi realizada a inauguração simbólica da sede do Comen, que funcionará na Rua Pereira Peixoto, 121, sala 201, no Centro, próximo à igreja matriz. Segundo a presidente do Comen, Maria de Betânia, o conselho foi fundado em 1992 e é fruto de uma luta antiga no combate às drogas no município.
Com uma mesa de abertura composta de 15 importantes representações, a participação mais esperada foi a do general Paulo Roberto Uchôa, secretário nacional de Políticas de Drogas da Secretaria Nacional da Presidência da República, que falou sobre disposição do governo federal no combate às drogas e álcool em nível federal.
– O presidente Lula entende que o problema das drogas na sociedade não é apenas da força repressora, ou da saúde, ou da educação. É um problema que já existe e por isso já estamos no prejuízo. As forças da sociedade devem ser somadas para lutar contra isso. A Secretaria Nacional de Políticas de Drogas foi criada para coordenar as políticas setoriais dos ministérios. Nós articulamos as execuções das ações – falou Uchôa, frisando que o trabalho deve ser realizado na base, com crianças e adolescentes, para que, no momento certo, eles decidam dizer não às drogas e ao álcool. Ele também falou sobre as ações da sua secretaria. – Estamos agindo na capacitação da liderança. Já capacitamos 100 mil conselheiros tutelares, presidentes dos conselhos municipais de entorpecentes, educadores e líderes religiosos, e queremos multiplicadores dentro dos seus setores – explicou. Uchôa elogiou a iniciativa do município em unir os setores envolvidos, saúde, educação e ação social para discutir e criar as políticas públicas do município e se envolver na causa para participar das políticas estadual e federal.
O vice-prefeito Essiomar Gomes, representou o prefeito Tuca Jordão e reafirmou que a luta deve ser de todos, não apenas do Poder Executivo ou do Legislativo, representado no evento pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Leandro Silva, e pelo parlamentar Ilson Peixoto.
– O nosso município está integrado, tem feito a sua parte e recorrido ao estado e ao governo federal para alinhar suas ações. Temos um problema com o tráfico que vem do Rio de Janeiro para cá para se esconder da polícia. Ainda bem que podemos contar com a ajuda do nosso governador, que tem investido no reforço policial, através da vinda das 39 viaturas – afirmou Essiomar.
O presidente da Fusar, Adilson Bernardo, a secretária de Ação Social Célia Jordão e a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, se mostraram unidos na causa e empenhados em criar políticas públicas para o combate no município.
O seminário também contou com a participação do coordenador de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Pecoraro, representando a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, que afirmou que Angra foi a primeira cidade a sediar uma série de mais oito seminários, que serão realizados no estado.
Representando o município de Paraty, a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Eloá Moraes, e o presidente do Conselho Municipal Anti-drogas, Hedz Kirkovit. E da Coordenadoria do Estado de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Baía da Ilha Grande (BIG), Waleska Borges.
A programação foi até as 17h30 com mesas de trabalho, debates, discussão de temas por grupos e duas palestras, ministradas pela Dra. Maria Teresa Aquino (Uerj) e pelo Dr. Marcelo Cruz (UFRJ).
O evento contou ainda com a participação especial do Coral da Terceira Idade da Secretaria de Ação Social, que entoou o Hino de Angra dos Reis na abertura.
Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas em Angra
I Seminário Regional de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas é realizado com mais de 200 inscritos