Porto receberá 80 mil toneladas de tubos

O navio Mozu Arrow trará 40 mil toneladas de tubos, as outras 40 mil virão pela rodovia

Terça-Feira, 18/08/2009 | .

 

A partir desta sexta-feira, 21, começa a passar pelo Porto de Angra dos Reis a primeira remessa dos tubos de aço que a Technip transportará ao Campo Tupi, na Bacia de Santos. O navio Mozu Arrow trará as primeiras 10 mil toneladas de tubos, das 40 mil que serão exportadas da Inglaterra. As outras 40 mil toneladas de tubos virão para o município através de carretas, pelas empresa Confab, que tem a sua matriz em São Paulo.

A Technip (que comprou 70% das ações da arrendatária do Porto, a Angra Porto) arrematou o contrato de serviço, através de licitação realizada pela Petrobras, para o lançamento do gasoduto interligando os campos de Tupi e Mexilhão, na Bacia de Santos.

O gasoduto Tupi-Mexilhão terá 225 km de extensão e 18 polegadas de diâmetro. O campo de Tupi entrará em operação no fim de 2009, através de um teste de longa duração. Em 2010, está previsto o início da produção, através de um teste piloto na área, realizado através do FPSO Cidade de Angra dos Reis, afretado da empresa Modec e em processo de conversão na China.

Para o gerente de Relações Portuárias da Secretaria de Atividades Econômicas, Aurélio Moura, essa operação “dará um gás” para os trabalhadores que têm esperado ansiosamente por uma movimentação maior no Porto de Angra dos Reis.

-O secretário Alexandre Tabet está seguindo a orientação do prefeito Tuca Jordão no sentido de buscar mais clientes. A prefeitura e os sindicatos dos trabalhadores estão juntos neste trabalho de captação de atividades a longo prazo para o Porto-disse Aurélio, que no dia 12 participou de uma visita feita pelo superintendente da Technip, Robson Rangel, à cidade de São Sebastião-SP, onde está instalada a Malteria do Vale.

-Desde que o governador Sérgio Cabral concedeu a redução da alíquota da cevada, estamos buscando empresas que operem pelo Porto. O superintendente ficou convencido de que a operação da cevada por Angra será viável. No primeiro momento vão ser atendidas as cidades de Petrópolis e Campo Grande. Serão operadas em Angra 200 mil toneladas do produto-adiantou Aurélio.

De acordo com o gerente da Secretaria de Atividades Econômicas, a Malteria do Vale está realizando estudos técnicos, em visitas periódicas à área portuária, para a viabilidade de construir os seis silos, que armazenarão, cada um, cerca de 4 mil toneladas de cevada.

Quanto à dragagem que aumentará a capacidade do porto de receber navios de maior calado, o gerente informou que a Secretaria Especial de Portos, após a licitação que ocorreu em maio deste ano, ainda está analisando as propostas das empresas concorrentes.

Secretarias relacionadas: