Com o Salão Nobre da prefeitura repleto de autoridades, o prefeito Tuca Jordão empossou, na manhã de terça, 10, o novo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Angra, Marco Aurélio Vargas, vereador licenciado, engenheiro efetivo da prefeitura e ex-secretário municipal de Obras, na década de 80, durante a gestão do prefeito Reseck.
A secretária de Meio Ambiente do estado, Marilene Ramos, veio a Angra para prestigiar a posse de Marco Aurélio, que é seu amigo, desde a época em que trabalharam juntos na Secretaria de Obras da prefeitura de Angra, de 91 a 96, quando ela foi consultora de geotecnia.
Marco Aurélio, demonstrando muita alegria, agradeceu pela oportunidade de servir mais uma vez ao município, e desta vez para garantir que as belezas de Angra sejam preservadas. Assegurou que imprimirá seriedade na liberação de novos empreendimentos para a cidade e solicitou a colaboração dos amigos vereadores.
O prefeito Tuca Jordão iniciou o evento falando das trocas que fez na secretaria explicando que elas foram necessárias para “ dar mais gás à máquina pública” e que convidou Marco Aurélio por conhecer sua competência”. Elogiou também o trabalho realizado pelo ex-secretário de Meio Ambiente Ricardo Tabet, e disse acreditar que ele também vai fazer um brilhante trabalho na Secretaria de Obras, “que é uma pedreira grande”. Agradeceu também a Ricardo Dutra, que “desenvolveu um excelente trabalho como subprefeito da Região Central” lembrando que ele volta para a Câmara com todo o respaldo da população.
Tuca lembrou que nesses 10 meses de gestão, o município já entregou muito mais de 100 obras para a população, mesmo com redução do orçamento municipal por causa da crise mundial. Ressaltou que uma das lutas principais do município é para que o governo federal libere logo os recursos para as obras de saneamento do município e conclamou todos a se unirem em prol “ de um único partido político que se chama Angra dos Reis”.
A secretária Marilene, que foi homenageada no ato pela presidente da Câmara Municipal, Vilma dos Santos, com a Medalha Honorífica Lopes Trovão, afirmou que vai se empenhar cada vez mais para que a parceria, que vem dando certo, entre o município e o estado, avance em relação a desenvolvimento de políticas comuns para buscar recursos para a cidade e agilizar a liberação de projetos que tragam desenvolvimento para a cidade e que obedeçam às leis ambientais.
Marilene lembrou o excelente trabalho que o ex-secretário de Meio Ambiente, Ricardo Tabet, realizou no setor, lembrando as idas quase semanais dele ao seu gabinete para resolver diversos problemas. Desejou boa sorte ao amigo Marco Aurélio lembrando do enorme desafio que ele tem pela frente, porque “Angra é um município lindo mas desordenado e nada sustentável, com problemas de ocupação tanto na área urbana como nas ilhas, e que precisam ser corrigidos urgentemente”- disse ela.
Durante o evento, Marilene estendeu o convite feito pelo governador Sérgio Cabral ao prefeito Tuca Jordão e ao secretário Marco Aurélio para participarem da assinatura nesta quinta-feira, 13, no Rio de Janeiro, de um decreto criado para organizar, simplificar e agilizar os licenciamentos ambientais em todo o estado.
O prefeito Tuca Jordão agradeceu as presenças de Marilene Ramos, do gerente Regional do Instituto do Meio Ambiente (Inea), Ilton dos Santos, da diretora do Inea, Rosa Formiga, dos 11 vereadores presentes (quase unanimidade da Casa Legislativa), secretários municipais e suas equipes. Agradeceu especialmente a Ricardo Dutra, que atuou nesses primeiros meses como subprefeito da Região Central, acreditando que ele volta merecidamente para a Câmara Municipal e com todo o respaldo da população. Finalizou sua fala lembrando a contribuição da sempre presente primeira-dama Alessandra Jordão que vem desenvolvendo com grandeza o Programa Humanizar em todo o município.