Posse dos conselheiros da AngraPrev

Vinte e um novos membros conselheiros foram diplomados no Salão Nobre da prefeitura

Quarta-Feira, 24/06/2009 | .

A Prefeitura de Angra realizou nessa terça-feira, dia 23,  a cerimônia para tomada de posse dos 21 membros dos conselhos Fiscal e de Administração da AngraPrev. Os conselheiros foram diplomados pelo vice-prefeito de Angra, Essiomar Gomes, que representou o prefeito Tuca Jordão, que teve um compromisso com governador Sérgio Cabral. A nomeação segue o que dispõe o decreto nº 7.110, de 30 de abril de 2009 e o objetivo dos conselhos e dar pluralidade e transparência à gestão da autarquia. 

 – A AngraPrev representa o compromisso e a responsabilidade que o governo Tuca Jordão tem com o futuro dos servidores – disse Essiomar, que elogiou a gestão da instituição e a política previdenciária do município. 

 Os conselhos são formados por representantes do Poder Executivo, sindicato, servidores ativos do Poder Legislativo, servidores inativos, além do presidente da AngraPrev, Carlos Renato Gonçalves. Os membros terão um mandato de dois anos.

 Carlos Renato destacou os avanços da instituição nos seus pouco mais de seis meses de existência. A AngraPrev conta, atualmente, com R$ 115 milhões em reservas da contribuição patronal e dos servidores para  o pagamento de aposentadorias e pensões. O presidente da instituição falou sobre as vantagens de se ter um Regime Próprio de Previdência Social (caso da AngraPrev) em relação ao INSS.

 – Se fizéssemos a opção pelo INSS, teríamos um teto para aposentadoria, sem poder ultrapassá-lo. Com o regime próprio temos a nossa integralidade – explicou o presidente, que completou falando sobre a maior transparência e agilidade que o regime proporciona. Carlos Renato agradeceu a presença dos novos conselheiros, autoridades e colaboradores.
         
 – Esta é uma data especial. A partir de hoje estamos dando uma nova dimensão, um novo impulso a administração da AngraPrev com a colaboração dos conselheiros – destacou. 

 O Conselho de Administração (Consad) participa das tomadas de decisão do instituto. É um órgão de direção superior e consulta, que fixa objetivos e as políticas previdenciária e de investimento. Já o Conselho Fiscal (Confis), como o próprio nome propõe, tem como função fiscalizar os atos da administração e verificar o cumprimento de seus deveres legais, além de manifestar-se sobre assuntos que lhes forem encaminhados pela presidência e  administração do instituto. As atribuições são definidas pela lei nº 2074, de 29 de dezembro de 2008.

 A AngraPrev não perde tempo e por isso a ocasião serviu para a marcação das primeiras reuniões. O Conselho Fiscal se reúne nesta quarta-feira, dia 24, às 15h, e o Conselho Fiscal, nesta quinta, dia 25, 10h. As reuniões ordinárias serão trimestrais, como determina a lei, e as extraordinárias, marcadas conforme a necessidade.  

 A AngraPrev – Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis -, antiga Previmar, foi criada em janeiro deste ano para a execução dos serviços pertinentes à gestão dos recursos dos servidores. Atualmente, cerca de 500 aposentados e pensionistas recebem seus contracheques através da autarquia. A AngraPrev também tem investido em suas instalações e ainda neste mês vai inaugurar um espaço para o atendimento dos aposentados, ocasião em que também irá lançar e entregar as carteiras de identificação dos aposentados, atendendo a uma reivindicação dos mesmos.

 O presidente Carlos Renato Gonçalves fará parte do Conselho de Administração. Confira os outros 20 nomes:


CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

REPRESENTANTES DO  PODER EXECUTIVO
Titulares: Rita de Cássia da Cunha Salomão Barroso; Sérgio Antônio Campos Telles; José Carlos Lucas Costa.
Suplentes: Maria da Glória Diniz Rosa; Luis Gustavo Marques Nunes; Denilson Moraes.

REPRESENTANTES DOS SERVIDORES ATIVOS DO PODER EXECUTIVO
Titular: José Antônio Souza dos Remédios
Suplente: Carlos Luiz de Jesus Bastos

REPRESENTANTES DOS SERVIDORES ATIVOS DO PODER LEGISLATIVO
Titular: Damares Ferreira dos Santos
Suplente: Robson Chrispin de Aguiar

REPRESENTANTES DOS SERVIDORES INATIVOS
Titular: Luiz Antônio de Mota Faustino
Suplente: João José de Souza

CONSELHO FISCAL

REPRESENTANTES DO PODER EXECUTIVO
Titulares: Mário Hiroshi Uehara; Beatriz Horokoski Barroso
Suplentes: Arquimedes Duarte Vargas; João Massad Neto

REPRESENTANTES DOS SERVIDORES ATIVOS DO PODER EXECUTIVO
Titular: Daniel do Carmo Neves
Suplente: Arlindo Pinheiro de Lacerda

REPRESENTANTES DOS SERVIDORES ATIVOS DO PODER LEGISLATIVO
Titular: Cíntia Virgínia Bié de Resende
Suplente: Daniela Campos Flores

Secretarias relacionadas: