Pousadeiros se reúnem com TurisAngra

Eles estão preocupados com cancelamento de reservas de turistas após tragédia de Bananal

Segunda-Feira, 04/01/2010 | .

Cerca de 30 pousadeiros da Vila do Abraão e da Estrada do Contorno se reuniram na tarde deste domingo, 3, com o presidente da Fundação de Turismo de Angra, Marcus Veníssius Barbosa, na sede da TurisAngra. Em discussão, o impacto negativo sofrido pelo turismo e as consequências da diminuição da ocupação nas pousadas da cidade, principalmente na Ilha Grande.

O cancelamento de reservas para a primeira quinzena do ano chega a 40% e acendeu o sinal de alerta para os proprietários. O quadro, que já era ruim, piorou com as seguidas manchetes e notícias divulgadas pela imprensa nacional em relação à tragédia ocorrida no município – em especial a praia de Bananal, na Ilha Grande.

    “Alguns veículos de comunicação de grande repercussão têm estampado em suas manchetes a Ilha Grande, generalizando a tragédia de Bananal, como se a mesma fosse a única praia da ilha, não levando em consideração a imensidão que é a Ilha Grande, com suas inúmeras praias que estão sem nenhum problema. Esse tipo de manchete ou notícia prejudica e causa ainda mais pânico à população e aos milhares de turistas que visitam nossa cidade. A preocupação dos pousadeiros é justificada e temos a certeza que minimizaremos esse impacto negativo que o turismo sofreu”, disse Marcus Veníssius.

     O presidente do Convention & Visitors Bureau da Ilha Grande, Eduardo Galante, que participou do encontro, deixou clara a insatisfação coletiva do trade turístico em relação às noticias equivocadas da imprensa em relação à generalização com o nome da Ilha Grande, já que a tragédia só atingiu a praia de Bananal. “Mesmo após as fortes chuvas, diversas praias na Ilha Grande mantiveram razoavelmente sua rotina turística, com 100% de ocupação nas pousadas. Já tivemos três dias de sol, e apesar dos problemas ocasionados pelas chuvas, como falta de água e energia elétrica durante um período, não houve nenhum motivo para que as notícias divulgadas na imprensa fossem tão negativas e tão generalizadas”, comentou Galante.

   Os pousadeiros estavam revoltados com a situação, e a insatisfação só foi amenizada a partir do momento em que o presidente da TurisAngra conseguiu ter a presença de equipes de um jornal e uma tevê na reunião. A imprensa presente ouviu os argumentos dos pousadeiros e realizou matérias específicas sobre o caso, prometendo dar outra versão ao que foi divulgado até o momento, através de reportagens esclarecendo com mais clareza os fatos em relação à Ilha Grande.

   Segundo os pousadeiros, o percentual de cancelamento de reservas registrado neste período fez o trade agir o mais rápido possível, buscando evitar o pior, que seria perder turistas ao longo de toda a alta temporada. Marcus Veníssius ainda destacou que os cruzeiros marítimos continuam fazendo suas paradas normalmente na Vila do Abraão, o tráfego dos catamarãs e das barcas está regular e os turistas desfrutam das praias, seja no continente ou nas ilhas, normalmente. 

Secretarias relacionadas: