O prefeito Tuca Jordão realizou nesta sexta-feira, dia 18, a cerimônia de inauguração da primeira escola em horário integral do município, o Centro de Educação de Horário Integral Benedito dos Santos Barbosa. A unidade escolar, que antes funcionava como uma unidade convencional da rede municipal de ensino, fica no bairro da Monsuaba, na rua Manoel de Souza Lima, e estava desativada desde a inauguração da E.M. Raul Pompeia, que integrou seus alunos em seu quadro.
Para se transformar em um Centro de Educação de Horário Integral, a Benedito dos Santos Barbosa foi revitalizada e adequada ao projeto. – A adaptação foi simples e sem muito gasto, não precisou fazer reforma, só pintura – disse a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha.
A escola oferece ensino em horário integral, das 7h30 às 16h, a 135 alunos do primeiro ano do ensino fundamental, que estão na faixa de 6 a 7 anos, com direito a cinco refeições diárias e atividades extracurriculares. Das oito horas e meia da carga horária, quatro serão de atividades ministradas por professores, abrangendo a Base Nacional Comum; duas horas com atividades em oficinas de diferentes áreas do conhecimento, realizadas por outros professores e recreadores, como estudo dirigido, oficina de ideias, de circo, educação física, brinquedoteca, artes plásticas, teatro, música e sala de leitura; e duas horas e meia destinadas à alimentação, higiene, movimentação, atividades recreativas e de relaxamento. As aulas foram iniciadas na última segunda-feira, dia 14. No Cehi Benedito dos Santos Barbosa, os alunos irão cursar os cinco primeiros anos do ensino fundamental.
Além das cinco salas de aula, a escola conta com refeitório, cozinha, laboratório de informática, quadra poliesportiva, área de lazer com brinquedos, sala de professores, sala de repouso para as crianças, brinquedoteca etc. Tuca Jordão, Luciane Rabha e as demais autoridades municipais visitaram as instalações.
– Só o dia de hoje já faz valer a pena ser prefeito desta cidade. Estou honrando um compromisso assumido com a população de Angra. Só consigo enxergar o crescimento e desenvolvimento de uma cidade com investimento em educação de qualidade – afirmou o prefeito Tuca Jordão. Atualmente o município de Angra conta com 65 unidades de ensino e 23 mil alunos. De acordo com Tuca, a meta é chegar, até o final da gestão, a 80 unidades e 30 mil alunos.
O prefeito anunciou que o projeto Centro de Educação de Horário Integral será ampliado no ano que vem, com sua implantação na E.M. Maria Ercília, na Vila Velha. De acordo com a secretária Luciane Rabha, também haverá uma unidade na Vila Histórica de Mambucaba, na E.M. Inácio During.
Luciane Rabha agradeceu a todos os envolvidos no projeto, do prefeito Tuca Jordão aos professores e funcionários da unidade de ensino, lembrando a importância da colaboração de cada um.
– Ninguém faz nada sozinho. Todos que colaboraram e que hoje estão aqui acreditam que a educação pode construir um futuro melhor – disse a secretária.
A diretora do Cehi, Maria José de Oliveira, agradeceu em nome do bairro da Monsuaba. – Além de diretora, sou moradora desta comunidade. Aqui as pessoas acreditam em uma escola de qualidade, em tempo integral. A comunidade está muito agradecida à prefeitura.
Tuca Jordão aproveitou a oportunidade para falar que os investimentos no bairro vão continuar, e ressaltou o projeto de urbanização da praia da Monsuaba, que, de acordo com ele, será iniciado logo após o carnaval do ano que vem. O vice-prefeito Essiomar Gomes lembrou que ele e Tuca Jordão começaram a campanha eleitoral para prefeito, um dos primeiros compromissos assumidos foi com a comunidade da Monsuaba.
O evento contou ainda com apresentações musicais da banda do projeto Música na Escola e com números de canto das crianças do Cehi e da E.M. Raul Pompeia. Os alunos também fizeram alguns números de circo.
– Peço que cuidem com carinho desta escola, pois ela não é da prefeitura, ela é de vocês – pediu o prefeito, ao final de seu discurso.
Também participaram do evento diversos secretários, subsecretários e presidentes das fundações e autarquias municipais, vereadores, a professora Carmen Rangel, da Fundação Darcy Ribeiro, coordenadora do projeto em Angra dos Reis, e representantes da Secretaria de Estado de Educação e do Colégio Naval.