O Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis (AngraPrev) realizou na noite dessa terça-feira, dia 25, a segunda edição do projeto Começar de Novo, que homenageia os servidores da prefeitura que acabaram de se aposentar. A cerimônia foi no Centro de Estudos Ambientais (CEA), direcionada aos 40 servidores que se aposentaram entre outubro do ano passado e abril deste ano. Além dos recém-aposentados, seus familiares e representantes da prefeitura estiveram presentes em mais essa bela homenagem, lotando o auditório do CEA.
O projeto é uma forma que a prefeitura encontrou para agradecer aos seus servidores pelos anos de serviços prestados, reconhecendo a valiosa contribuição de cada um deles ao município. Também marca o acolhimento desses servidores pelo AngraPrev nessa nova fase de suas vidas.
A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Essiomar Gomes, representando o prefeito Tuca Jordão, do presidente do AngraPrev, Carlos Renato Gonçalves, do presidente do Saae, Carlos Marcatti, e da professora Angela Maria de Moura Sena, uma dos 40 servidores aposentados homenageados, como representante do grupo.
Foi apresentado um vídeo com homenagens aos servidores. Depois disso, cada um deles subiu ao palco do auditório para receber uma placa de agradecimento, representando a competência e o profissionalismo demonstrados, e uma muda de pau-brasil, representando o recomeço, uma nova fase em suas vidas, da qual o AngraPrev pretende participar por meio de diversas atividades e projetos. A árvore foi escolhida por ser um símbolo nacional, espécie abundante no território brasileiro em séculos passados e que foi vítima de desmatamento. O gesto também contribui para o seu replantio.
Carlos Renato elogiou e agradeceu a equipe e os conselheiros do AngraPrev pelo êxito da cerimônia e das ações implementadas pelo instituto desde que ele foi criado, há cerca de um ano e meio. Ele falou sobre a realidade da previdência no país e suas dificuldades, destacou a necessidade de se ter um regime previdenciário sólido no município e a busca do AngraPrev por se tornar uma referência no modelo de regime próprio no Brasil.
– Nossa estrutura não é tão grande, mas nós temos alcançado nossos objetivos – afirmou. O presidente do AngraPrev também agradeceu ao prefeito Tuca Jordão, que transformou o fundo de previdência em instituto, em forma de autarquia, o que deu mais autonomia à gestão previdenciária. Por fim, destacou a importância do servidor, justificando a homenagem:
– Os servidores são a alma da prefeitura. Qualquer plano de governo, por melhor que seja, não funciona sem os servidores o viabilizando.
A professora Ângela Maria agradeceu a homenagem em nome de todos – É uma dor muito grande sair de seu setor para se aposentar e não ganhar nem um tchau – disse ela, que também deu um conselho a todos para esta nova fase da vida – A gente não pode parar. Temos sempre que fazer algo que ocupe a nossa mente.
Essiomar Gomes parabenizou os servidores pelos anos de serviços prestados. O vice-prefeito falou sobre as tragédias decorrentes das chuvas, que acometeram o município no início deste ano, e sobre o grande trabalho de reestruturação que tem sido feito desde então. Ele mostrou o projeto dos novos condomínios habitacionais, que vão realocar as vítimas e que já começaram a ser construídos, e as várias obras de contenção em andamento.
A noite também contou com a exposição do acervo de fotos de Miguel Assad, professor da Secretaria de Educação e um dos 40 recém-aposentados homenageados. As fotos retratam paisagens antigas da cidade, além de antigos personagens da sociedade angrense. Encerrando a festa, a apresentação do Coral da Cidade de Angra dos Reis, interpretando canções de Paulinho da Viola, Milton Nascimento etc, seguido de um coquetel caprichado.