Prefeitura dá início a preparativos para a Festa do Divino

Inscrições para danças folclóricas serão abertas na próxima segunda-feira,11

Terça-Feira, 05/03/2024 | .

Os trabalhos relacionados à Festa do Divino 2024, que vai acontecer de 10 a 19 de maio em Angra dos Reis serão oficialmente iniciados na segunda-feira, 11, com a abertura das inscrições para as danças dos coquinhos (25 vagas), velhos (25 vagas), marujos (25 vagas), lanceiros (24 vagas) e jardineiras (24 vagas).

Serão mais de 120 vagas distribuídas entre as cinco danças – os coquinhos devem ter idade entre 07 e 10 anos. As inscrições podem ser feitas na Casa Larangeiras em um único dia, 11 de março, das 9h às 16h. Interessados devem portar documento de identificação e, em caso de menores, devem estar acompanhados pelos responsáveis. Vale ressaltar que neste ano não será permitida a participação em mais de uma dança da festa por pessoa.

A programação religiosa da festa do Divino Espírito Santo 2024, com missas na Igreja Matriz e programação cultural no Cais de Santa Luzia, será divulgada em breve. O Secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, fala sobre os preparativos para a festa.

– A festa do Divino Espírito Santo é uma das nossas maiores tradições culturais. Uma festa que envolve grande número de pessoas, com mais de 300 anos de história, e que cresceu muito nos últimos anos, tanto na programação religiosa quanto na cultural. Como gestor, fico muito feliz de contribuir para o crescimento da Festa do Divino Espírito Santo – explica o secretário.

A Festa do Divino é um dos mais tradicionais eventos culturais da cidade, com mais de 300 anos. São 10 dias de festa com uma intensa programação religiosa e cultural, com o ponto alto durante a chegada do Menino Imperador, da apresentação das danças folclóricas e dos shows musicais gratuitos. O Menino Imperador, figura mais popular da festa, é sorteado entre os meninos inscritos na catequese das paróquias da cidade e, segundo a lenda, governa a cidade durante a festa, participando das celebrações religiosas e culturais.