A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Angra dos Reis descartou nesta quarta-feira, dia 8, aproximadamente 2.500 pneus que estavam armazenados no Ecoponto Pneu. O material foi levado para São Paulo, onde servirá para reciclagem. O Ecoponto Pneu foi criado em fevereiro deste ano como uma das várias iniciativas da prefeitura no combate à dengue. Este foi o primeiro descarte do material, coletado ao longo de cinco meses.
No depósito havia pneus de carros, motos, caminhões, bicicletas e tratores. O material foi colocado pela equipe do Departamento de Vigilância Ambiental, da Fusar, em um caminhão-baú de 15,20m de comprimento, com capacidade para 110m3. Os pneus foram levados para Bragança Paulista, no interior de São Paulo, onde irão passar por um processo de reciclagem, sendo reaproveitados na fabricação de asfalto e de artigos emborrachados. A iniciativa foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Angra e a Reciclanip, associação criada por fabricantes de pneus voltada para a coleta e destinação do artefato no Brasil.
Os pneus, juntamente com as caixas d‘água, são um dos principais focos de proliferação do mosquito da dengue. O objetivo da implantação do Ecoponto Pneu foi criar um espaço adequado para armazenar os pneus descartados, evitando que os mesmos fiquem expostos. Além do Ecoponto, a Fundação de Saúde (Fusar) e a Prefeitura de Angra vêm trabalhando em diversas frentes de combate ao mosquito. Uma delas é a vedação das caixas d‘água por meio da Defesa Civil.
O município conseguiu uma redução drástica no número de casos de dengue. Em 2008 foram 11.599 notificações, sendo 1.500 casos positivos. Neste ano, até o momento, há 620 notificações e quatro casos positivos.
O Ecoponto Pneu está localizado na rua Coronel Otávio Brasil, nº 253, Balneário. O local funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. Os pneus são entregues voluntariamente pelos grandes geradores, como são chamados aqueles que fazem o descarte frequente e em grande quantidade do material, como oficinas e borracharias. Os entregadores são cadastrados e recebem um certificado pela participação no Programa Municipal de Coleta Seletiva, também chamado de Reciclangra.
– Com isso temos um ganho ambiental e de melhorias das condições de saúde do município – avaliou Fábio Jordão, coordenador de Resíduos Sólidos e responsável pelo Ecoponto Pneu, que também fez questão de ressaltar o empenho dos profissionais da Fusar na idealização do local. – O Ecoponto Pneu faz parte de uma grande engrenagem, que envolve a Fusar, a Defesa Civil e toda a prefeitura.